04 Maio 2018 - 22:21

Índia mantém alerta meteorológico após ventos que mataram 110 pessoas

No norte da Índia, as tempestades de areia mais violentas das últimas décadas na Índia já vitimaram 125 pessoas. Pelo menos 111 pessoas morreram devido a rajadas de vento de até 130 quilómetros por hora no norte do país, durante a noite de quarta-feira e a madrugada de quinta, noticiaram as autoridades locais.

Setenta e três das mortes deram-se no Estado de Uttar Pradesh, 36 no Rajastão e duas no Punjab.

Num episódio meteorológico distinto, relâmpagos causaram na quarta-feira a morte de mais 14 pessoas no estado meridional de Andra Pradesh, que foi atingido por quase 41.000 raios, precisaram as autoridades responsáveis pelas operações de socorro. Com uma violência rara, o vento que acompanhou as tempestades de areia arrancou árvores, abateu paredes de casas e derrubou postes eléctricos.

Acontecimentos semelhantes dão-se todos os anos na Índia, mas geralmente sem causar danos tão graves. O distrito de Agra, no Estado de Uttar Pradesh, onde se situa o Taj Mahal, é a região mais afetada, com 43 mortes registadas até agora, mas o célebre mausoléu mogul mantém-se intacto.

De acordo com um responsável da entidade a que compete a gestão de catástrofes no estado de Uttar Pradesh, as 73 vítimas registadas constituem um número “sem precedentes” neste tipo de fenómeno meteorológico nos últimos 20 anos. Os serviços meteorológicos advertiram de que poderão ocorrer novas tempestades nas próximas 48 horas.

Em consequência, os responsáveis governamentais instaram a população a manter-se alerta, nomeadamente não dormindo ao relento, uma prática corrente entre os mais pobres, nesta época de calor sufocante.

De acordo com os especialistas, a situação deveu-se à colisão de dois sistemas meteorológicos distintos sobre as planícies do norte da Índia, país com 1,25 mil milhões de habitantes.

Na zona de Bharatpur, no norte do Rajastão, um milhar de postes de eletricidade foram derrubados, causando cortes de energia de proporções gigantescas, estimando-se que sejam necessários vários dias para um regresso à normalidade.

Na quarta-feira, ao fim do dia, uma névoa branca envolvia a capital, Nova Deli, perturbando a visibilidade, antes de dar lugar a uma tempestade. Contudo, não houve até agora informação de vítimas mortais na megametrópole, onde os ventos não ultrapassaram os 59 quilómetros por hora.

por Agência EFE

Comentários comentar agora ❯