03 Abril 2018 - 16:24

Inaugurado Campus da Uneal na cidade de União dos Palmares

Márcio Ferreira
Novo prédio irá estruturar a educação de nível superior na região

O governador Renan Filho e o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos, inauguraram, na manhã desta terça-feira (3), o Campus V da instituição de ensino superior, localizado em União dos Palmares, no Vale do Mundaú alagoano.

Com cerca de 5 mil metros quadrados, o novo prédio teve um investimento de, aproximadamente, R$ 15 milhões em sua construção e conta com uma estrutura ampla e moderna. Renan Filho afirmou que o equipamento é uma obra fundamental para estruturar a educação de nível superior em Alagoas e melhorar, ainda mais, os ensinos fundamental e médio com a formação de professores e pedagogos.

"Estamos entregando hoje esse prédio que, sem dúvidas, é o melhor da Uneal em Alagoas. Nós teremos a tarefa de fazer prédios como esse em outras regiões do Estado, especialmente em Arapiraca, que precisa de uma nova sede e de melhorias da atual", disse o governador.

Em União, a nova sede tem 16 salas de aula, espaços de gestão, biblioteca, laboratório de informática, elevador, núcleo de pesquisa, auditório com capacidade para 300 pessoas e um espaço museológico, que leva o nome da artesã palmarina Irinéia Rosa Nunes da Silva, 71 anos, moradora da comunidade quilombola do Muquém.

Ao lado do esposo Antônio Nunes, 77, e da filha Mônica, 32, todos artesãos, ela foi homenageada durante a cerimônia de inauguração do Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva, dentro do Campus V da Uneal. "É coisa que eu nunca esperava, por isso me sinto muito orgulhosa. Eu não imaginava, mas tudo tem o seu tempo e a sua hora", refletiu dona Irinéia.

"A exemplo do Jairo e de Renata Calheiros, minha esposa, eu sou um entusiasta da nossa arte popular. Dona Irinéia é uma das nossas principais referências, afinal de contas, as cabeças de dona Irinéia (peças artesanais) estão espalhadas pelo mundo, e tão bem representam a arte do Muquém, de União e do Quilombo dos Palmares", declarou Renan Filho.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯