01 Outubro 2009 - 15:04

Niemeyer volta para CTI depois de nova cirurgia no Rio

Agência Brasil

Uma semana depois de passar por uma cirurgia para a retirada da vesícula biliar, o arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, voltou a ser operado ontem (30) para a remoção de um tumor intestinal. De acordo com o último boletim divulgado pelo Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio, a laparoscopia durou três horas e transcorreu bem. Após a cirurgia, Niemeyer voltou para o Centro de Terapia Intensiva, onde ficará em observação, sem previsão de alta. Um novo boletim médico deve ser divulgado na tarde de hoje (1º).

Niemeyer foi internado no dia 23 de setembro com dores abdominais. Uma tomografia constatou problemas da vesícula biliar e um abscesso no fígado. A cirurgia para a retirada da vesícula foi realizada no dia seguinte e o arquiteto se recuperava bem. Ontem, no entanto, o arquiteto apresentou sangramento intestinal, sendo então submetido à nova intervenção.

Oscar Niemeyer é reconhecido como um dos precursores da arquitetura moderna internacional. Entre as centenas de projetos construídos em vários países, estão o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, o da sede das Nações Unidas, nos Estados Unidos, e o do Memorial da América Latina, em São Paulo.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯