01 Junho 2010 - 11:15

Itamaraty condena ataque israelense a embarcações de ajuda humanitária

O governo brasileiro condenou nesta segunda-feira (31) o ataque israelense a um comboio que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza e matou pelo menos dez pessoas. A operação de ajuda humanitária liderada pela Turquia, contava com seis navios com cerca de 600 tripulantes e 10 mil toneladas de suprimentos.

Segundo a nota oficial do Itamaraty, o Brasil recebeu com “choque e consternação”, a notícia do ataque israelense e chamou o embaixador de Israel no Brasil para manifestar a indignação do governo brasileiro com o incidente.

“A ação israelense, uma vez que não há justificativa para intervenção militar em comboio pacífico, de caráter estritamente humanitário. O fato é agravado por ter ocorrido, segundo as informações disponíveis, em águas internacionais”, diz o comunicado oficial.

De acordo com o Itamaraty, a brasileira Iara Lee estava em uma das embarcações. O ministro Celso Amorim determinou que fossem tomadas providências imediatas para a localização da cidadã brasileira.

O governo brasileiro também defendeu o fim do bloqueio imposto à Faixa de Gaza, “com vistas a garantir a liberdade de locomoção de seus habitantes e o livre acesso de alimentos, remédios e bens de consumo àquela região”.

Além disso, a representante do Brasil na Organização das Nações Unidas foi instruída a apoiar a convocação de reunião extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a operação militar israelense.
 

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯

  • Paulo José dos Santos Entrando de gaiato no navio Muito se tem falado na covardia de Israel contra a "Embarcação da Paz", que a principio levava alimentos para Faixa de Gaza, mas não há escassez de alimentos em Gaza. Israel mantém um corredor aberto para a transferência de alimentos para Gaza, e esta rota é usada diariamente por organizações de ajuda humanitária legítimas, incluindo as Nações Unidas ea Cruz Vermelha. Nos últimos 18 meses, mais de um milhão de toneladas de suprimentos humanitários entraram em Gaza de Israel. Isto equivale a quase uma tonelada de ajuda para cada homem, mulher e criança em Gaza. Todas as 750 pessoas, entraram de gaiatos nestes navios, apenas para serem escudos humanos, de nações que lutam contra Israel