30 Novembro 2009 - 17:42

AMA realiza concurso de fotografia para os 102 municípios alagoanos

Agência Alagoas

Mostrar as belezas ocultas de Alagoas, estimulando o interesse dos alunos alagoanos, é o grande foco do primeiro concurso de fotografia que a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) está promovendo. O “Retratos de Alagoas” é uma ideia inovadora que está buscando identificar o que há de mais belo em cada pedacinho do Estado.

O concurso é aberto ao público estudantil de todas as escolas das redes públicas estadual e municipal, com inscrições totalmente gratuitas, podendo inscrever três (03) fotos por aluno. Os cartazes já estão espalhados por todas as escolas.

Maiores informações pelos telefones (82) 2122-7306/7307.

Veja o regulamento abaixo.

TÍTULO: “Retratos de Alagoas”

 Regulamento

 Artigo 1º

 Temática/Objetivo

O concurso obedece à temática “belezas ocultas municipais”.

A noção de que os municípios alagoanos não têm atrativos, muitos conhecidos popularmente como “o fim do mundo”, é sinônimo de descaso, desinteresse e falta de conhecimento histórico. Quantos alagoanos sabem quantos municípios o Estado possui, os nomes das cidades, a história de cada uma delas, o que tem de melhor em cada lugar, quais são as belezas naturais??? Poucos!!! Muitos não sabem que há ambientes para prática de esporte radical, museus com riqueza histórica, patrimônios belíssimos, paisagens naturais muito bonitas, enfim, lugares escondidos ou mal expostos.

O concurso de fotografia pretende apreciar um novo foco, interagir com os municípios, mostrar a alma de cada lugar, identificar cada cidade pelo que há de mais belo. A população está sem perspectiva, há muita fragilidade na política, por isso alguns cidadãos andam sem estímulo. A AMA sempre foi vista como a casa dos prefeitos para muitos e, já que a nova diretoria trabalha em prol do municipalismo alagoano, não há momento melhor de acabar com essa visão deturpada, o tempo é propício para mostrar que a AMA é do povo, é dos alagoanos e todos que vivem nesse Estado.

 Artigo 2º

Categorias

As fotografias a apresentar deverão tratar as seguintes categorias:

• - Ambiente (foto de qualquer paisagem natural, animais, realidade da natureza, etc)
• - Patrimônio (prédios históricos, museus, casas antigas, etc)
• - Sociedade (realidade nua e crua de cada cidadão e de cada comunidade, convívio urbano e rural, etc)

Artigo 3º

Destinatários

O concurso é aberto ao público estudantil de todas as escolas das redes públicas estadual e municipal de Alagoas.

 Artigo 4º

Fotografias a concurso

• As fotografias podem ser a preto e branco ou a cores, impressas em papel fotográfico, tamanho mínimo 15X20.
• Cada fotografia deve ser acompanhada de título, da referência à categoria a que concorre e de uma breve descrição (20 a 30 palavras) que apresente e localize a fotografia no âmbito da temática e categoria a que concorre.
• As fotografias devem ser de qualidade reprodutível, para fins de divulgação tal como consta no artigo 5º.
• Juntamente com a fotografia deverá ser entregue o negativo (ou respectivo registro digital-cd), que não será devolvido.

Artigo 5º

Direitos de autor


Ao participar deste concurso, cada concorrente cede gentilmente o direito de reprodução das suas obras para publicação nos materiais de comunicação e outros suportes de divulgação do concurso ou qualquer outra forma de utilização, nomeadamente de promoção ambiental e turística.

Artigo 6º

Inscrições

• As fotografias a concurso deverão ser entregues na sede da AMA mediante preenchimento de uma ficha de inscrição (pelo site da AMA), sendo atribuído a cada concorrente um número de identificação para proteção do anonimato durante a seleção dos trabalhos.
• As fotografias poderão ser entregues por via postal para o endereço da AMA devendo ser acompanhadas das informações constantes no artigo 4º, bem como dos dados biográficos (nome, número de telefone e endereço).
• A ficha de inscrição não é cobrada, permitindo a participação de todos.
• Cada fotógrafo só poderá inscrever 3 fotos por ficha.
• A data limite de recepção de fotografias está determinada para o dia 15 de janeiro de 2010.
• Não poderão concorrer a este concurso os elementos da organização do evento, os membros do júri, alunos que não estejam com suas obrigações escolares, nem os filhos/parentes dos funcionários da Associação.

Artigo 7º

Prêmio

• 1º lugar: (01) máquina fotográfica digital profissional, (1) notebook e um final de semana com acompanhante em um dos melhores Resorts de Alagoas.
• 2º lugar: (01) notebook e um final de semana com acompanhante em um destino alagoano “surpresa”.
• 3º lugar (01) notebook.
• Será atribuído um prêmio simbólico aos vencedores (melhor foto) de todos os municípios, ou seja, os 102 municípios vão ser premiados e vão expor suas fotografias na AMA e na Feira dos Municípios Alagoanos 2010.
• Uma das fotografias será utilizada para divulgação escolhida pela AMA, podendo ser um outdoor, banner, etc.
• A organização reserva-se o direito de atribuir ou não classificação, consoante a qualidade dos trabalhos.

Artigo 8º

Critérios de Seleção

• As fotografias serão selecionadas seguindo os critérios da temática, beleza, foco, intenção e qualidade.

Artigo 9º

Júri

• O júri será composto por cinco fotógrafos profissionais que tenha conhecimento no universo.

 Artigo 10º

Publicação dos resultados

Os resultados do concurso serão publicados no dia 01 de fevereiro 2010 em todos os veículos de comunicação da AMA e de Alagoas.

Artigo 11º

Entrega dos prêmios


A data de entrega dos prêmios será definida com a diretoria após a publicação do vencedor, sendo no prazo máximo de 15 dias.

 Artigo 12º

Exposição

As 102 melhores fotografias selecionadas estarão patentes em exposição no pátio da AMA por um mês, assim, as pessoas que freqüentam a entidade semanalmente, vão poder conhecer cada pedacinho de Alagoas. Em março, no lançamento da Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos 2010, haverá uma grande exposição para todos os visitantes que passarem pelo Centro de Convenções de Maceió.

 Artigo 13º

Organização

O concurso de fotografia é organizado pela Assessoria de Comunicação da AMA. O desrespeito das condições contempladas por este regulamento implica a exclusão da obra a concurso. Todas as situações não contempladas por este regulamento serão decididas caso a caso pela organização.

 Artigo 14º

Apoios

A AMA conta com o apoio de todos os municípios alagoanos, dos membros da diretoria da entidade e da Ascom.

 Faça sua inscrição por e-mail (imprensa@ama.al.org.br)

Coloque:

Seu Nome;
Seu Endereço;
Seu Município;
Seu Telefone;
e anexe sua foto no e-mail.
Boa Sorte!


 

por Ascom AMA

Comentários comentar agora ❯

  • claudete Pereira martins gostaria de receber por mail o dia s de concurso