31 Julho 2010 - 00:01

Risco de desabamento isola cinco salas de escola estadual

Fernando Vinícius - aquiacontece.com.br
Cinco salas de aula estão interditadas na Escola Estadual Clementino do Monte

Cinco salas da Escola Estadual Clementino do Monte, localizada em Penedo, estão isoladas por conta do risco de desabamento. A madeira que sustenta o telhado do setor que reúne as classes está comprometida pela ação do cupim, problema que se arrasta ao longo do tempo, com pedido de providência encaminhado em julho do ano passado ao secretário estadual de Educação e Esporte, Rogério Teófilo.

No ofício assinado pela diretora Railde Santos Gonçalves, datado de 27 de julho de 2009, a direção da unidade de ensino relaciona nove itens de serviços necessários para recuperar a estrutura da Escola Clementino do Monte. Para reforçar a solicitação, gestores e conselheiros da unidade de ensino aproveitaram a presença de Rogério Teófilo em Penedo, durante o lançamento do Programa Geração Saber, realizado em 24 de agosto.

Promessa não cumprida

“Nós tivemos esse encontro com ele que prometeu que iria providenciar os serviços o mais rápido possível”, afirmou a diretora Railde Santos. De fato, três empresas particulares diferentes estiveram na escola para realizar o levantamento da situação, conforme cópia de ofícios mostrados para a reportagem do Aqui Acontece. Desde então, nada foi realizado, exceto o aumento do estrago nas salas de aula para alunos do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

A direção decidiu solicitar uma vistoria ao 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), inspeção realizada em julho que constatou o agravamento da situação. O relatório do 6º GBM foi encaminhado à Coordenação de Ensino e à Secretaria de Educação e Esporte (SEE), documento que gerou uma nova visita à escola, realizada na quarta-feira, 28, desta vez por funcionário do setor de obras da SEE.

Aulas no corredor

Fernando Vinícius - aquiacontece.com.brO enviado constatou o que já era de conhecimento geral e propôs a interdição da ala, medida de prevenção acatada na quinta-feira, 29. Para não interromper as aulas das turmas, a direção da unidade de ensino transferiu os estudantes para o corredor de outra ala, novo local de aprendizado diário. Segundo a diretora Railde Santos, a mais recente previsão do conserto passada pela SEE tem início previsto para a próxima semana.

Caso ocorra, a Escola Estadual Clementino do Monte irá suspender as atividades até a conclusão dos reparos, o que implica em refazer o calendário escolar para professores, funcionários e os 480 alunos matriculados na unidade este ano. Tudo isso não estaria acontecendo se o secretário tivesse cumprido com a palavra que empenhou diante da direção e conselheiros da escola há praticamente um ano.
 

por Fernando Vinícius

Comentários comentar agora ❯

  • Julio Dá uma dor no coração ver a escola onde estudei assim, totalmente arruinada. Fica aqui um apelo aos nossos políticos, nesse ano de eleição, que olhem com carinho para todas as escolas do nosso Estado, pois só investindo na educação teremos a possibilidade de uma Alagoas melhor.
  • Valentine Esse é o governo que quer ganhar outra vez! e ainda vem com essa enrolação do geração saber que para ele já está acontecendo nas escolas alagoanas.Uma maravilha!! Vá sonhando com essa perfeição.As escolas estão sucateadas com alunos desinteressados, professores perdidos sem saber o que fazer com os alunos e uma evasão que chega a doer.
  • rosilene Não é só as escolas do estado que está assim não, a que eu trabalho escola josef bergmamm está condenada a fiação toda da escola, e todos corem risco, e o secretário não está nem ai, quem descobriu esse absurdo foi um eletricista que estava fazendo a iluminação do conj, proximo a escola, e alertou todos da mesma, será que ele ta deixando acontecer o pior pq eu trabalho lá? Aperseguição comigo é fora de série, Ta aí minha denuncia, qualque coisa investigue,sou professora ,
  • rosilene esses dois não tem um pingo de respeito pelo povo, pelo amor de deus gente abram os olhos, não se enganem mais uma vez, é escola desabando, escola prestes a ser incêndiada, socorrooooooooo.
  • Pedro Aleixo Percebemos agora o retrato fiel da realidade em que se encontra o Estado de Alagoas. No momento que o governo valorizar a educação tudo pode mudar. Enquanto isso...
  • Ribeiro ISTO PORQUE O EX PREFEITO FUJAO É AMIGO IRMAO DO GOVERNADOR , IMAGINE SE NAO FOSSE , EU PERGUNTO : O QUE O GOVERNADOR FEZ POR PENEDO NESTES 04 ANOS ? NADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA , APENAS MIGALHA , VAMOS DÁ UM BASTA NESTE CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL QUE ABANDONOU O POVO QUE VOTOU NELE PARA PREFEITO , BASTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
  • Edmundo Malaquias Nesta área eu não tenho nem dúvida que o melhor é Ronaldo Lessa. No seu governo foram recuperadas e melhoradas todas as escolas de Penedo, ao contrário do governo atual, que não recuperou nenhuma.
  • EDNALDO COM ESSE GOVERNO, COM O DO FULANO COM O DO CICRANO VAI CONTINUAR A MESMA COISA!! É CERTO QUE A EDUCAÇÃO FOI DEMOCRATIZADA EM ALAGOAS, MAS O QUE ACONTECE É QUE A PARTE MAIOR DA VERBA FICA NA MÃO DO GOVERNO, Q É A VERBA PARA AS REFORMAS!! E A Q VEM PARA AS MÃOS DO DIRETORES ALEM DE SER POUCA É PROIBIBO GASTAR NISSO!!! GARANTO Q SE A DIRETORA TIVESSE COMO, A ESCOLA NÃO ESTAVA ASSIM!!! E EU NÃO VEJO NENHUMA PERSPECTIVA DE MELHORA COM OS 3 QUE ESTÃO CONCORRENDO!!!!
  • rosilene Não é só as escolas do estado que está assim não, a que eu trabalho escola josef bergmamm está condenada a fiação toda da escola, e todos correm risco, e o secretário não está nem ai, quem descobriu esse absurdo foi um eletricista que estava fazendo a iluminação do conj, proximo a escola, e alertou todos da mesma, será que ele ta deixando acontecer o pior pq eu trabalho lá? A perseguição comigo é fora de série, Ta aí minha denuncia, qualquer coisa investigue,correção dos erros.
  • Rafaela Farias este é o governo da destruição. não só as escolas estão caindo mas, a delegacia, o ginásio de esportes, a casa da coordenadoria de ensino, entre tantas outras cosias.
  • Melissa Que escola meu deus eu tenho que ficar do lado de fora e ainda ri pra foto.kkQue situção....
  • Mateus Davi é bom lembrar que o prefeito FUJÃO foi eleito dizendo que era importante eleger ele por ele ser amigo do TEO, para conseguir recursos.
  • Ednaldo Fernandes Não interessa se Ronaldo Lessa, ou Teotônio Vilela fez ou deixou de fazer, quem recuperou às escolas fez sua obrigação, e quem deixou ou deixar de recuperar, está faltando com sua obrigação para com o povo. Enquanto à educação for tratada dessa forma, o Brasil continuará sendo um país de terceiro mundo, o que interessa muito aos políticos, quanto mais analfabetos, melhor p/eles, pobre de nós!
  • Emanuela Queiroz Sr. Governador, continue fazendo mta miseria em nossa cidade, pois pelo visto é o q mtos penedenses querem: Penedo cada vez mais do fundo do POÇO!!!!!!! E tudo isso só por conta de micharia e futuramente mta humilhação!!!!!!!!!!!!!!!