Skip to content

Detran-AL: mudança de CNH provisória para definitiva pode ser feita em casa

  • Home
  • Alagoas
  • Detran-AL: mudança de CNH provisória para definitiva pode ser feita em casa

Detran-AL: mudança de CNH provisória para definitiva pode ser feita em casa

O condutor que recebeu a sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, depois de um ano, vai transformá-la em CNH definitiva, já pode fazê-lo sem necessitar ir ao Detran-AL. Todos os serviços podem ser feitos em casa, com comodidade.

A primeira CNH é um documento provisório, chamado Permissão para Dirigir, e tem validade de um ano. Portanto, o condutor deve estar atento para o campo “Validade” em sua carteira.

Após esse prazo de um ano, o condutor deverá providenciar a CNH definitiva. Só que, agora, com as inovações tecnológicas introduzidas no Detran-AL, isso pode ser feito com muito mais comodidade, segurança e sem burocracia, com os serviços on-line disponíveis.

Para transformar a CNH provisória em definitiva, basta pagar a guia correspondente e esperar a entrega do documento em casa. Não há necessidade de apresentar novamente documentos, a não ser que o condutor, dentro desse período de um ano, tiver mudado de endereço. Nesse caso, ele deverá comparecer a um posto de atendimento do Detran-AL com o comprovante da nova residência (original e cópia), para que seja feita a alteração.

Para fazer todo o procedimento em casa, basta ir ao site do Detran-AL (www.detran.al.gov.br) e clicar em Serviços On-Line. Ao abrir essa página, clique em Emissão de Guia de CNH Definitiva. Ali estarão as informações necessárias e os campos que devem ser preenchidos para emissão da guia. Depois, é só imprimi-la e pagar em bancos ou lotéricas até a data de vencimento. Se o usuário utiliza serviços bancários on-line (internet banking) poderá pagar a guia em casa. Depois, é só esperar a entrega. O prazo médio para o Detran encaminhar aos Correios é de dois dias.

Importante: esses procedimentos valem para o condutor que, durante o prazo de um ano da CNH provisória, não cometeu infração grave nem reincidiu em infração média de trânsito.

O Detran-AL recomenda que o usuário, para sua maior comodidade e segurança, consulte o serviço telefônico 24 horas do Detran (0800-082-0194 ou 4002-2194) para obter todas as informações, orientações e tirar dúvidas. Se necessário, os atendentes explicarão, passo a passo, qualquer procedimento on-line que o usuário precisar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também