29 Junho 2010 - 20:54

Representante de Lula está em AL para desburocratizar reconstrução das cidades

O chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, desembarcou nesta terça-feira (29) no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. A visita tem o intuito de auxiliar gestores e técnicos na agilização dos encaminhamentos legais e necessários para a reconstrução das áreas devastadas pelas enxurradas.

Impactado com o desastre em Alagoas e Pernambuco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou Gilberto Carvalho à Alagoas como seu representante pessoal.

“Essa é uma visita de solidariedade, e o presidente exige que as medidas que estamos tomando se reflitam de forma concreta na população. Mas, o governo de Alagoas é um governo que tem disposição e está fazendo muito pelas vítimas”, disse Carvalho.

Após o desembarque, Gilberto Carvalho se reuniu com o secretário chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, e representantes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Durante a reunião, o chefe de gabinete foi informado da situação atual das cidades, e como vem sendo empregada a verba federal emergencial de R$ 25 milhões, enviada pelo governo federal.

Ele também foi informado de que ainda esta semana, a Defesa Civil começará a instalar barracas, banheiros e lavanderias públicas nas cidades.

O secretário chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, pediu a ajuda do governo federal para o restabelecimento da comunicação nas cidades para os bancos voltem a funcionar e as pessoas possam sacar salários e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) liberados pela União.
Carvalho garantiu que ainda nesta terça entrará em contato com a Anatel e Telemar para agilizar o processo.

O chefe de gabinete da Presidência pediu também que governo estadual concluísse o levantamento das áreas onde serão construídas as novas moradias, se preocupando com as áreas de risco que ficam às margens dos rios Mundaú e Paraíba.

Mas, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, tranquilizou Carvalho. “As equipes convocadas de engenheiros das secretarias do Estado e outros profissionais provenientes da Universidade Federal de Alagoas estão trabalhando no sentido da escolha de novas áreas seguras que vão receber os conjuntos habitacionais”, assegurou.

Carvalho também foi informado de que os maiores cuidados estão sendo direcionados aos municípios de Santana do Mundaú, Branquinha e Quebrangulo, que tiveram seus Centros destruídos.

Álvaro Machado também pediu que houvesse uma menor burocratização por parte do governo federal em relação ao Programa Federal Minha Casa Minha Vida para a agilização da construção de conjuntos habitacionais nas cidades.

Depois da reunião, Gilberto Carvalho seguiu de helicóptero para um sobrevoo às cidades de Santana do Mundaú e Branquinha, onde irá também visitar cada uma delas e conversar com a população local.

Programação - Depois do sobrevoo, Carvalho participa de uma reunião fechada com os técnicos da Defesa Civil e representantes dos municípios atingidos pela cheia. Já nesta quarta-feira (30), ele se reúne com o governador Teotonio Vilela Filho e os secretários, no Palácio República dos Palmares, às 8h.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯