Skip to content

Ginásio Rainha Marta é inaugurado

Ginásio Rainha Marta é inaugurado

A pequena Dois Riachos, distante 245 km da capital Maceió, presenteou o mundo com o talento da melhor jogadora de futebol do planeta, Marta Vieira da Silva. Nesta sexta-feira chegou a vez de a cidade receber seus louros. O governo do Estado entregou ao povo do município o Ginásio Poliesportivo Rainha Marta e, ainda, uma ambulância cidadã, do Programa Avança Saúde de atenção básica.

O ginásio, com capacidade para 300 espectadores, foi construído numa área de 1.700 m² e custou pouco mais de R$ 638 mil. O Rainha Marta acolhe perfeitamente além do futsal, o vôlei, handebol e o basquete. O empreendimento dispõe ainda de um moderno sistema de iluminação de emergência, em casos de falta de energia.

A construção de um novo espaço para a prática do esporte na cidade foi um pedido de Marta ao governador Teotonio Vilela, solicitação essa reforçada pelo primeiro treinador da atleta, seu Júlio Freitas, o Tóta. Emocionado, o descobridor da melhor jogadora do mundo descreveu o sentimento de gratidão para com o governo do Estado.

“Sempre solicitamos aos outros gestores um local melhor para a prática do esporte. Apenas agora obtivemos essa resposta positiva”, disse Tóta. Como bom garimpador de talentos, o treinador afirmou que o ginásio vai fornecer mais condições de praticar esportes e permitir, ainda, encontrar mais “Martas”. “Ela é o espelho para essas meninas”, ressaltou.

As dificuldades que Marta enfrentou em campos de barro e de cimento são as mesmas enfrentadas pela goleira Amanda Laurentino, 15 anos, que, apesar dos obstáculos, tem os mesmos sonhos que a melhor goleira do mundo teve em sua infância.

Para a realização do desejo de Amanda em ser jogadora profissional, o ginásio vai melhorar bastante as condições de treino e até na promoção de torneios, diz ela. “Aqui temos quatro times femininos e poderemos fazer jogos para melhorar nosso desempenho”, falou a goleira.

A jovem atleta lembra que na quadra de cimento da cidade eram vários machucados e arranhões. “Nossa realidade agora mudou e podemos sonhar com voos mais altos”, salientou.

Na solenidade de entrega do ginásio, Teotonio Vilela doou jogos de camisas, bolas, e redes para a prática de futsal no município. O governador lembrou que seu retorno a Dois Riachos foi para entregar a segunda obra no município, neste primeiro semestre de 2009. Em janeiro, acompanhado por Marta, Teotonio Vilela entregou a Escola Cônego Machado ao alunado local.

O novo compromisso do Estado, conforme deixou claro o governador, é melhorar o abastecimento de água no povoado Pai Mane. Em segundo lugar, Teotonio solicitou ao recém-empossado secretário-adjunto do Esporte, Jorge VI, a criação do Memorial Marta e conclusão da obra nas férias da atleta no fim do ano. “A prefeitura já cedeu o terreno”, lembrou Jorge VI.

O dia de festa para o esporte local também foi festivo para a saúde pública de Dois Riachos. Na entrega da ambulância cidadã, o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, reforçou a intenção do governo em aproximar a saúde do cidadão e alimentar a rede com mais médicos, postos de saúde, medicamentos e unidades para descentralizar o atendimento médico nas regiões. “Até dezembro todos os municípios do Estado vão ganhar uma ambulância cidadã. São R$ 7,5 milhões em investimentos”, exaltou.

Sobre o Avança Saúde, o governador explicou que o programa serve para dar apoio às equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). “Nosso compromisso é levar assistência ao povo mais necessitado e garantir 100% de cobertura do PSF nas cidades”, afirmou.

O desejo de Teotonio Vilela é, por meio do Avança Saúde, derrubar os índices da mortalidade infantil, ,fornecendo acompanhamento médico às gestantes, além de preparar e capacitar os profissionais de saúde nos municípios, garantindo até apoio financeiro para manter as equipes do PSF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também