28 Março 2020 - 09:22

Reeducandos produzem máscaras para profissionais de saúde de Alagoas

Assessoria
Reeducandos confeccionam, inclusive, máscaras para serem distribuídas aos profissionais de saúde

Com reforço nas medidas de higiene e segurança, as unidades prisionais de Alagoas também estão contribuindo na luta contra o avanço do coronavírus no Estado. As visitas seguem suspensas como forma de reduzir o contato entre as pessoas, atendendo à portaria da 16ª Vara Criminal da Capital, mas unidades laborais seguem funcionando.

Uma delas é a oficina de corte e costura, onde os reeducandos estão confeccionando máscaras para serem distribuídas aos profissionais de Saúde do Estado, como explica a gerente de Educação, Produção e Laborterapia da Seris, policial penal Cinthya Moreno.

“Trata-se de mais uma iniciativa que busca evitar o contágio de coronavírus. E vamos seguir trabalhando para preservar a saúde dos servidores e custodiados”, assegurou Moreno, destacando, ainda, a criação de um comitê de crise para discussões diárias, realizadas na horta do sistema prisional, sobre a situação da população carcerária e a importância da manutenção das atividades consideradas essenciais.

Nesta sexta-feira (27), a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) iniciou o processo de dedetização de seu centro administrativo e de todas as unidades do complexo penitenciário de Maceió. Esta é mais uma medida de prevenção ao novo coronavírus adotada pela gestão prisional em Alagoas, a fim de resguardar a saúde de servidores e reeducandos.

A primeira unidade visitada pela equipe da empresa Rosan Serviços Gerais – que vai realizar o procedimento neste final de semana – foi a Casa de Custódia da Capital. Os profissionais foram recebidos pelo chefe de suprimentos da secretaria, capitão PM Cícero Navarro, e pelo chefe executivo administrativo, tenente-coronel PM Walmyr Simões.

“Cada gestor foi orientado a promover uma grande limpeza em sua respectiva unidade, otimizando, assim, a aplicação do produto desinfetante, cujo tempo de secagem é de quinze a trinta minutos. Vale ressaltar, ainda, que não há risco às pessoas que se encontrarem no ambiente”, afirmou o chefe de suprimentos, acrescentando que a desinfecção vai contemplar setores como prontuário e copa, além dos alojamentos masculino e feminino.

Já de acordo com Maxwell Santos, encarregado da empresa contratada, a higienização dos ambientes visa prevenir uma série de doenças. “Não apenas o novo coronavírus, mas também a gripe H1N1, entre outras. Neste sábado, trabalharemos com cinco pessoas distribuídas em todo o sistema, agilizando a aplicação, de modo a não comprometer a dinâmica do sistema prisional”, explicou Santos.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯

  • Anonimo Tenho uma denuncia a fazer aq , e espero q vcs poça divulga isso para nos ajudar, á empresa que administra o presídio do agreste em Alagoas (Reviver) está a 5 anos sem da o reajuste aos Monitores de Ressocialização Prisional, onde ela alega que é o Governador (Renan Filho) não está repassando...
  • Anonimo Continuando, além disso tudo devido esse covid19 ela está dando a cada um dos funcionários apenas uma máscara descartável para usar durante 12hrs onde essas máscaras só pode utilizado apenas 2hrs então tem descaso aí , cadê o ministério do trabalho q não ver isso, é isso do reajuste.