27 Agosto 2009 - 07:06

Produtores de arroz irão receber 130 toneladas de sementes

Os produtores de arroz da região do Baixo São Francisco vão receber 130 toneladas de sementes do governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, a partir desta segunda-feira (31), às 10h, no município de Igreja Nova.

Cerca de 450 produtores de arroz dos municípios de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Porto Real do Colégio serão beneficiados com a distribuição das sementes. Em média, cada família destina entre 3 e 4,5 hectares para a atividade, que gera empregos, renda, abastece o mercado alagoano e ainda exporta para Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Em 2009, a safra de arroz foi recorde e chegou a 8 toneladas por hectare, o dobro das safras anteriores, que só chegavam a 4 toneladas por hectare. De acordo com secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, a melhoria da produtividade é consequência de uma série de fatores, entre eles as ações do Programa de Revitalização da Cultura do Arroz (Pró-Arroz).

“Criado há três anos, o Pró-Arroz tem estimulado a atividade na região, com a distribuição de sementes de alta qualidade, apoio à criação de um banco comunitário de sementes, assistência técnica e revitalização da usina de beneficiamento”, explica Jorge Dantas.

O secretário revelou também que esse aumento da produtividade se deve ao melhoramento genético das sementes, que foram adaptadas às condições da região pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Segundo o secretário de Agricultura de Igreja Nova, José Luiz Lima Salgueiro, alguns produtores já estão produzindo sementes na própria região e, com isso, obtêm maior produtividade e melhor preço. “Eles também estão animados com a criação do banco de sementes”, destaca José Luiz Salgueiro.

O secretário municipal explica que após o plantio das sementes, o arroz é colhido num prazo de 120 a 150 dias, dependendo das condições ambientais. Além do apoio do governo do Estado e das prefeituras locais, os produtores de arroz dispõem de uma linha de crédito das instituições financeiras.

Pró-Arroz - O Programa tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do arroz no Baixo São Francisco, visando à melhoria da produtividade, beneficiamento, comercialização e consumo do grão no Estado.

O Pró-Arroz é uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através da Secretaria Nacional de Cooperativismo; Codevaf — 5ª SR; Associações de Agricultores do Distrito de Irrigação do Boa Cica e do Distrito de Irrigação do Perímetro de Itiúba; Prefeitura Municipal de Igreja Nova; Bancos do Nordeste e do Brasil; Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da Secretaria de Agricultura Familiar, e da Unidade de Beneficiamento do Arroz.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯