27 Junho 2017 - 10:26

Programa Nacional de Capacitação é lançado em caráter oficial

Renata Bello
Aula inaugural ocorreu no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas

Contribuir com o aprimoramento das funções, capacidades e competências das funções de gestão, do provimento de serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda e do exercício do controle social. Com esse propósito foi lançado na manhã desta segunda-feira (26), em caráter oficial, o Programa Nacional de Capacitação do sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas).

A aula inaugural ocorreu no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vencedora do pregão eletrônico para atuar como instituição habilitada para realizar as capacitações.

Durante abertura do evento, o secretário Fernando Pereira agradeceu o apoio do Governo do Estado para viabilizar os recursos necessários na implantação do programa em Alagoas.

“Precisamos valorizar este momento de grande avanço na política de assistência social em Alagoas, conquistado pelo atual governador do Estado, Renan Filho, a quem eu agradeço pelo apoio e o incentivo. Enxergo no programa um momento de crescimento no Suas, melhorando assim o atendimento aos alagoanos em cada uma das regiões do nosso Estado”, disse Pereira.

A reitora Valéria Correia frisou a importância do Programa para a efetivação do direito à assistência social. “O Suas é uma rede importante, ainda mais para Alagoas, cujos índices sociais precisam melhorar muito. Com certeza, a capacitação dos trabalhadores impactará positivamente para uma possível reversão desses índices em todas as áreas. Estou muito satisfeita, como assistente social, por termos viabilizado na minha gestão essa capacitação”, afirmou.

A assistente social Rita Vieira lembrou os esforços da Seades em tornar o programa CapacitaSuas uma realidade no Estado e a importância da descentralização dos cursos, dividido entre os polos de Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia.

“É uma honra, como assistente social deste Estado, poder participar de um momento como este, uma luta antiga dos trabalhadores do Suas e que foi possível tornar real nesta atual gestão da Seades. O secretário Fernando Pereira colocou o CapacitaSuas embaixo do braço e não mediu esforços, desde os primeiros dias de gestão, para trazer esse programa tão importante para Alagoas”, disse Rita.

“A descentralização do CapacitaSuas facilitará o acesso dos profissionais a ricos conteúdos. Eles terão a oportunidade de renovar seus conhecimentos e consequentemente, oferecer melhores serviços aos beneficiários”, completou.

As primeiras turmas terão inicio no mês de julho, nos três polos distribuídos estrategicamente pelo Estado. Até o final do ano serão ofertadas 2.778 vagas, em 24 turmas. Os cursos são presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração cada.

Durante a solenidade o superintendente de Avaliação e Gestão da Informação, Rodrigo Araújo, informou que a partir do segundo curso oferecido, técnicos do nível médio também poderão se inscrever.

“Este primeiro curso foi voltado ao nível superior, mas a partir do segundo curso, os técnicos de nível médio também podem e devem se inscrever e contribuir no avanço das políticas de assistência social”, disse.

O programa

Os interessados em concorrer a uma das vagas dos cursos que virão a seguir devem acessar o endereço eletrônico http://capacitasuas.seades.al.gov.br. No portal os servidores poderão consultar informações pertinentes ao CapacitaSuas, como a ementa de cada curso, o número de vagas por polo, o cronograma de atividades e, posteriormente, o resultado da pré-inscrição.

Os oito cursos ofertados serão Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do Suas; Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do Suas e Estratégias de Enfrentamento à Pobreza, Gestão Orçamentária e Financeira do Suas, Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas; Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas; Atualização sobre Especificidades e Interfaces da Proteção Social Básica no Suas; Atualização Sobre a Organização e Ofertas dos Serviços da Proteção Social Especial e Atualização de Planos de Assistência Social.

A abertura da solenidade contou com a apresentação de um grupo de coco de roda, que com sua dança cantada busca resgatar e valorizar a cultura Alagoana.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯