27 Abril 2010 - 15:39

Cesmac realiza colóquio sobre Beatismo Nordestino

Assessoria
Professora e escritora Enaura Quixabeira, coordenadora do NPP do Cesmac

O Centro Universitário Cesmac realiza a partir de amanhã (dia 27), às 8h, um colóquio sobre Beatismo Nordestino e a Historicidade Franciscana. O evento contará com a participação de pesquisadores franceses, da Université Stendhal, instituição de ensino superior de Grenoble (França), com a qual o Cesmac mantém acordo de cooperação científica desde 2008. A programação do encontro vai até o dia 28 de abril, no auditório dos cursos de Biomedicina e Farmácia, localizado na Praça Centenário.

Amanhã também será lançada também, às 18h30, a exposição fotográfica A Utopia Cristã: o sonho franciscano em Alagoas, do professor e fotógrafo Luiz Cunha, que fica em cartaz na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes até o próximo dia 17 de maio.

A abertura da programação do dia 27 está prevista para as 8h da manhã, com as boas-vindas do presidente do Cesmac, João Sampaio Filho. Em seguida, às 9h, está prevista a realização da primeira conferência do evento, pelo pesquisador francês Dr. Philippe Walter, que vai abordar O caso de Joaquim de Fiore – um abade italiano (1132/1202), filósofo e místico, venerado como beato e tido como santo pela fé popular. A coordenação da mesa de debates ficará por conta do historiador Douglas Apratto Tenório, vice-diretor geral do Cesmac.

Às 10h, o professor doutor Philippe Walter encabeçará dois mini-cursos: um sobre Francisco de Assis, o cavaleiro sem espada e outro sobre Francisco de Assis e o Naturalismo. O professor doutor, Lívio Lavagetti, diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA) do Cesmac, coordenará um debate entre os participantes no final da manhã. À tarde, o pesquisador da Université Stendhal ainda dará uma palestra sobre O franciscanismo e a civilização do medo.

No dia 28 de abril, às 9h, será a vez do professor doutor francês, Bernard Emery, realizar uma conferência sobre Antônio Conselheiro e a Revolução Cristã de Canudos. Emery ainda dará dois mini-curso: um sobre A Utopia Brasileira e outro sobre Rondonismo e estruturalismo: a aporia do neolítico. No encerramento da programação, está previto o lançamento da revista eletrônica Incelências que conta com artigos de professores e pesquisadores do Cesmac e também de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Estadual de feira de Santana, da Universidade Federal de Juiz de Fora e da Université Stendhal.

Convênio - O Cesmac firmou convênio de cooperação científica com a Université Stendhal, da França, no final de 2008. Essa parceria é a primeira de uma série de iniciativas que visam a ampliação do Núcleo de Programas de Pesquisa (NPP) da instituição de ensino que, desde o final do ano passado, passou a contar com um Programa de Relações Internacionais.

O acordo científico prevê o intercâmbio entre as comunidades acadêmicas do Cesmac e da Université Stendhal, permitindo que os recursos financeiros disponíveis de cada uma das instituições sejam aplicados também na organização conjunta de congressos, colóquios, seminários e publicações científicas; na oferta de estágios para estudantes; na oferta de cursos de pós-graduação para pesquisadores e professores e no desenvolvimento de pesquisas e produtos pedagógicos.

E as duas instituições estão elaborando uma pesquisa acadêmica inédita sobre A Utopia cristã no Nordeste Brasileiro: A Trajetória do Beato Fransciscano e do Beatismo em Alagoas. O estudo será realizado por uma equipe de pesquisadores brasileiros, coordenados pelo NPP do Cesmac, e por uma equipe de pesquisadores europeus e sul-americanos, coordenado pela Université Stendhal.

“A mais conhecida manifestação do beatismo no Brasil foi a insurreição de Canudos, comandada por Antônio Conselheiro, no interior da Bahia, no final do século 19. Por outro lado, há poucos registros e conhecimento sobre o beatismo em Alagoas. Nosso principal objetivo é o de promover o resgate de 70 anos de história, relacionando-a as manifestações culturais e religiosas do povo alagoano como os cantos romeiros, os ex-votos e os trabalhos dos santeiros”, diz a professora e escritora Enaura Quixabeira, coordenadora do NPP do Cesmac.

Segundo ela, o grupo de pesquisadores vai realizar levantamento bibliográfico e fotográfico da trajetória do beato franciscano e das manifestações do beatismo no Estado. A pesquisa teve como ponto de partida também visitas aos municípios de Batalha, Coqueiro Seco, Quebranbulo, Paulo Jacinto, Palmeira dos Índios e do distrito de Canafístula para coleta de dados.

Em junho do ano passado, o Cesmac promoveu um seminário sobre Os beatos e seu Lugar na História Brasileira. Na ocasião, o professor Faustino Teixeira, da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizou conferência sobre A Manifestação do Religioso na História Brasileira: Uma sociedade em desencanto e a antropóloga Luitgarde Cavalcanti Barros, da Universidade Estadual do rio de Janeiro, apresentou conferência sobre o Sertão do Nordeste, o Mundos dos Beatos.

PROGRAMAÇÃO

Dia 27 de abril

Local: Auditório de Biomedicina /Farmácia (Praça do Centenário)
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura do evento pelo Diretor Geral Dr. João Sampaio Rodrigues Filho
9h – Conferência – Prof. Dr. Philippe Walter
Coordenação da mesa: Prof. Dr. Douglas A. Tenório
Tema: O caso de Joaquim de Fiore
10h – Coffee break
10h30 – Mini-curso MÓDULO I Prof. Dr. Philippe Walter
Tema: Francisco de Assis, o cavaleiro sem espada.
Debates: Coordenação do Prof. Dr. Livio Lavagetti
14h30/16h – Mini-curso MÓDULO II Prof. Dr. Philippe Walter
Tema: Francisco de Assis e o naturalismo
16h – Pausa café
16h30 – Palestra – Prof. Dr. Philippe Walter
Coordenação da mesa: Professora Dra. Enaura Quixabeira
Tema: O Franciscanismo e a civilização do medo
18h30 – Abertura Exposição Fotográfica “A utopia cristã: Beato Franciscano em
Alagoas”. Local: Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes
Coquetel

Dia 28 de abril

9h – Conferência – Prof. Dr. Bernard Emery
Coordenação da mesa: Prof. Dr. Douglas A. Tenório
Tema: Antônio Conselheiro e a Revolução Cristã de Canudos.
10h – Coffee break
10h30 – Mini-curso MÓDULO I Parte 01 Prof. Dr. Bernard Emery
Tema: A Utopia Brasileira
14h30/16h – Mini-curso MÓDULO II Parte 02 Prof. Dr. Bernard Emery
Tema: Rondonismo e estruturalismo: a aporia do Neolítico
16h – Coffee break
17h – Lançamento da Revista Eletrônica INCELÊNCIAS
Encerramento do evento pelo Vice-Diretor Geral Prof. Dr. Douglas A. Tenório
 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯