27 Março 2010 - 13:46

Inmeq define data para verificação de carroceria de caminhões

O Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq/AL) definiu para o próximo dia 1º de abril o início do calendário para averiguação metrológica das carrocerias dos caminhões e caçambas que transportam materiais transacionados a volume (areia, traço, brita, pedra rachão, entre outros materiais de construção).

Os primeiros veículos a serem averiguados serão os de placas 1 e 2. A averiguação é feita a cada ano, obrigada por lei, para a expedição de um selo que garante ao consumidor que a medição do volume em metros cúbicos das carrocerias das caçambas e caminhões permanece correta. Durante a operação, é instalado uma haste com uma escala de graduação de meio e meio metros cúbicos definindo a capacidade dos veículos.

”O objetivo desse trabalho de averiguação é exatamente assegurar ao consumidor que a quantidade do material em metros cúbicos corresponde à que foi comprada, e que a capacidade das carrocerias e caçambas está correta através do certificado emitido pelo Inmetro, assegurando o pagamento do preço justo, sem a possibilidade de ser lesado”, ressalta o Gerente Metrológico, José Wilma Padilha.

Padilha adverte que o não-comparecimento ou falta de justificativa do interessado na data marcada — de acordo com a tabela, aonde cada número final de placa corresponde a uma data com o prazo de 30 dias — acarretará na aplicação das penalidades previstas na legislação em vigor.

Para se adequar ao que determina o item 04 da Resolução Conmetro de Nº 11/88 e item 74 da Portaria do Inmetro de Nº 48/1967, e pelo, art. 4º, inciso I, da Lei estadual de Nº 6.547/04, os proprietários de caminhões e caçambas, que transportam esses materiais transacionados a volume baseado na carroceria do veículo, deverão dirigir-se à sede do Inmeq, situada na Rua Gazeta de Alagoas, s/nº, bairro Canaã, no horário das 8h às 13h.

O calendário de aferição tem sequência nos meses seguintes: placas de final 3 e 4 , de 1º a 31 de maio; placas de final 5 e 6, de 1º a 30 de junho; placas de final 7, de 1º a 31 julho; placas de final 8, de 1º a 31 de agosto; placas de final 9, de 1º a 30 de setembro; e placas de final 0, de 1º a 31 de outubro. A taxa para aferição desses veículos é de R$ 82.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯