27 Janeiro 2022 - 17:11

PAA: Seagri assina contrato que irá auxiliar o fornecimento da merenda escolar estadual para 2022

Ascom/Seagri
Maykon Beltrão reforçou a importância do PAA-Estadual

A secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura sediou reunião que firmou a assinatura dos contratos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para garantir uma alimentação de qualidade aos discentes da rede estadual de ensino.

O secretário Maykon Beltrão mediou o encontro que teve a presença do secretário Executivo de Gestão Interna, Rodrigo Gaia; do superintendente de Irrigação da Seagri, Rodrigo Araújo; do gerente de Irrigação, Joelmir Farias; da gerente de Desenvolvimento da Gestão das Unidades de Ensino do Estado, Genilma Barros; e de representantes de seis Cooperativas alagoanas.

Beltrão reforçou a importância do PAA-Estadual, fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e que vai garantir alimentos de qualidade para os alunos das escolas do Estado.

"Agradecer ao governador Renan Filho pelo empenho e dedicação em trabalhar sempre no fortalecimento da agricultura familiar e do cooperativismo no estado de Alagoas. Esse PAA vai ser muito importante para os pequenos agricultores que poderão vender o produto para o Estado e fazer com que chegue às escolas estaduais com mais qualidade. Quero estender ainda os agradecimentos a todos que fazem a Seagri-AL, na conquista do PAA-Estadual, e ao secretário Rafael Brito, da Seduc, pelo trabalho de parceria para que chegássemos nesse resultado em benefício dos alunos da rede estadual de ensino, como também, na ajuda aos agricultores alagoanos”, acrescenta Maykon Beltrão.

Além de fomentar a produção dos agricultores familiares, a ação vai auxiliar na refeição diária de milhares de estudantes.A compra de alimentos dos pequenos produtores contou com um aporte financeiro de R$ 2,5 milhões, sendo todo o recurso oriundo do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Assinatura

O superintendente de Irrigação da Seagri-AL, Rodrigo Araújo, destacou a relevância da assinatura para os agricultores e para as escolas da rede de ensino estadual que serão beneficiadas pelo programa.

“Esse PAA é diferente, pois, vai complementar a merenda escolar da rede estadual de ensino, tornando um programa fundamental para o pequeno agricultor que consegue vender sua produção com garantias. Além disso, ajuda na alimentação das escolas que terão capacidade de complementar os itens da alimentação para seus alunos”, reforça Rodrigo Araújo.

Representando a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a gerente de Desenvolvimento da Gestão das Unidades de Ensino do Estado, Genilma Barros, também falou sobre a importante parceria entre as duas pastas na assinatura do contrato.

“A educação estadual ganhou muito com esse convênio. Na verdade, é muito importante receber um produto adquirido dentro do próprio estado que, além de fortalecer a economia local, exalta a qualidade do que será fornecido na alimentação dos alunos. Hoje é um dia histórico para Alagoas, afinal, um ganho considerável para a educação estadual”, agradeceu Genilma Barros.

Pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, disse que estava muito satisfeito e ressaltou o quanto esse programa vai beneficiar a cadeia produtiva do leite no estado.

"Hoje foi um dia marcante para CPLA porque toda forma de comercialização e fortalecimento de escoar a produção do pequeno produtor é fundamental. Esse é o trabalho que a gente faz de pegar a produção do agricultor familiar e passar através do PAA. Fico muito feliz em fortalecer o pequeno produtor, a agricultura familiar e a cadeia produtiva do leite alagoana", comemorou Aldemar Monteiro.

Estiveram presentes na reunião os representantes da Associação dos Mini e Pequenos Produtores de Abacaxi da Região do Agreste de Alagoas, Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Mundaú, Associação de Agricultores Alternativos (AAGRA), Cooperativa dos Agricultores Familiares de Joaquim Gomes e Região (Coopaf), Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Sementeira do Município de Palmeira dos Índios. 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯