26 Novembro 2021 - 21:38

Hospital Regional do Norte (HRN) realiza primeira cirurgia desde a mudança do perfil assistencial

Divulgação
Hospital Regional do Norte (HRN)

O Hospital Regional do Norte (HRN), localizado em Porto Calvo e um dos cinco hospitais entregues na atual gestão, realizou sua primeira cirurgia depois de ter mudado o perfil assistencial, na semana passada. A cirurgia de Hernioplastia Inguinal foi realizada nesta quinta-feira (25), durou pouco mais de uma hora e aconteceu sem intercorrências.

O paciente Rafael da Silva, 26 anos, residente do município de Japaratinga, aproveitou a oportunidade oferecida na 11ª edição do Governo Presente, no Mutirão da Saúde, na sexta-feira (19), para realizar alguns exames pré-operatórios. Ele teve retorno da equipe da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) cinco dias depois e realizou o procedimento cirúrgico para o tratamento de hérnia na região da virilha, que foi a primeira das onze cirurgias marcadas pela Sesau durante o Governo Presente.

Rafael da Silva estava aguardando essa cirurgia há dois anos e inaugurou a sala de cirurgia do HRN para realizar seu procedimento cirúrgico. Atualmente o paciente encontra-se em bom estado de saúde, está na enfermaria e deve receber alta nas próximas 24 horas.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemora essa primeira cirurgia e lembra que seu compromisso é com a saúde dos alagoanos. “A ideia é democratizar o acesso à saúde pública de qualidade para as pessoas que moram no interior de Alagoas, e, ao mesmo tempo, desafogar o HGE [Hospital Geral do Estado]. Tudo isso é essencial para nossa saúde pública, já que mais de 90% dos alagoanos dependem do SUS [Sistema Único de Saúde]”, salientou.

Rômulo Araújo, cirurgião geral, plantonista do HRN, médico que realizou a cirurgia do Rafael, explica que a operação foi feita por conta de uma hérnia da região da virilha do lado direito. “O paciente foi submetido à hernioplastia inguinal à direita, com aposição de tela de polipropileno, com a técnica de Lichtenstein, por uma hérnia inguinal indireta à direita”, esclareceu.

O cirurgião afirma que esse primeiro procedimento do HRN é o início de um novo foco assistencial de saúde para a população. “É um grande ganho para a região Norte de Alagoas um hospital desse porte. O HRN facilita o acesso à saúde e representa resolutividade de casos cirúrgicos”, ressaltou.

Sobre o hospital – O Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, foi construído pelo Governo de Alagoas e inaugurado no dia 6 de julho de 2020, para atender exclusivamente pacientes diagnosticados com a Covid-19. A unidade é de porta aberta, possui assistência de urgência e emergência 24 horas, especializada em Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral e Ortopedia.

Além disso, agora, o hospital conta também com o Centro de Referência em Especialidades, localizado num prédio anexo ao HRN, que vai beneficiar os moradores da II Região de Saúde, que podem contar com um serviço exclusivo para o tratamento de diversas doenças. E para assegurar um diagnóstico preciso e agilizar a assistência, o serviço conta com equipamentos de última geração, como Tomografia Computadorizada, Raios-x Móvel e Fixo 100% digital e Ultrassonografia com Doppler.

De acordo com o médico anestesiologista Nicolau Viana, essa primeira cirurgia representa um marco na história da saúde pública da região Norte, deixando para trás anos de carência de atendimentos médicos de Média e Alta Complexidade. É o início de uma nova era do serviço hospitalar público, com alto padrão de qualidade", enfatizou.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯