26 Maio 2020 - 12:08

É falso áudio sobre transferência de pacientes para Arapiraca e superlotação do HGE

Agência Alagoas
Subsecretário da Saúde de Arapiraca foi citado e confirma se tratar de fake

São falsas as informações que circulam em áudio, por grupos de WhatsApp, falando em superlotação de pacientes com Covid-19 no Hospital Geral do Estado (HGE), transferência de pacientes para Arapiraca, na região Agreste, e também atribuindo o aceleramento das obras em unidades de referência à fiscalização de órgãos federais.

“Cada vez que você atinge 200 mortes, o dinheiro que vem é bem, bem superior ao que já tinha vindo. (...) Só que ele [Renan Filho] tá vendo que a coisa não é bem assim, porque a Polícia Federal, a PGE, lá o [Augusto] Aras, ele tá tomando providências e processando os governadores, obrigando eles a prestarem contas. (...) Então ele já conseguiu [o dinheiro] e o que é que vai fazer, ele tá desesperado correndo e construindo”, diz parte do áudio.

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já negaram o repasse e recebimento de recursos por mortes registradas. Em nota, a Sesau disse que as obras voltadas para o atendimento de pacientes com coronavírus são prioritárias. “As obras estão em andamento e consideradas prioritárias porque são novos equipamentos de saúde pública para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e fortalecimento da rede hospitalar estadual”, explicou.

O mesmo áudio também fala sobre superlotação no HGE, o que estaria causando a transferência de pacientes para Arapiraca, na região do Agreste. Um trecho diz: “O HGE é um hospital de emergência, não pode ter paciente de Covid lá e teve e tem, e tem enfermarias topadas de Covid porque ele não tem pra onde mandar. (...) Outra coisa, eu conversando com meu amigo, que ele é subsecretário lá de Arapiraca, o Aérton… O Aérton disse ‘(...)Renan tá mandando paciente com Covid de Maceió pra Arapiraca’”.

Aérton Lessa, que é subsecretário de saúde em Arapiraca, se manifestou sobre o assunto numa rede social. “Informo que nunca tive esse tipo de conversa, nem com a pessoa que fez o áudio, nem com nenhuma outra pessoa, nem pessoalmente nem pelas redes. Além de me citar indevidamente, me usa para fazer uma crítica que não fiz. Por isso informo que é FAKE NEWS”, afirmou.

Sobre a situação do HGE, a Sesau disse que o hospital tem recebido pacientes com sintomas semelhante ao do novo coronavírus, o que tem aumentado a demanda, mas esclareceu que depois da confirmação da doença, eles são transferidos para unidades de referência, como UPAs, o Hospital da Mulher, Hospital Metropolitano, Hospital de Campanha e demais hospitais filantrópicos que têm contrato com o Governo de Alagoas.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯