25 Novembro 2009 - 15:51

Novos conselheiros tomam posse na Uneal

Ascom/Uneal
Votação aconteceu no campus do prédio sede da universidade

A reitora Laudirege Fernandes empossou, na manhã desta quarta-feira (25), os 28 novos membros do Conselho Superior Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). A solenidade aconteceu no auditório Dona Bezinha, localizado no campus de Arapiraca.

A cerimônia contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Francisca, e das pró-reitoras de Extensão, Ângela Leite, de Planejamento e Gestão, Betânea Canuto; de Graduação, Elizete Balbino; e de Desenvolvimento Humano, Isabela Morais.

Também estiveram presentes as diretoras do campus de Arapiraca, Rejane Viana; a representante da Secretaria de Estado da Educação, Adenise Acioly; o representante do Sindicato dos Professores (SindUneal), Luiz Gomes; a representante dos docentes Mary Selma Ramalho; o representante dos alunos Melquizedek Lopes e o chefe de Gabinete da Uneal, Eraldo Saturnino.

Além de professores, estudantes e funcionários, bem como, diretores dos campus da Uneal de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

O presidente de SindUneal, professor Luiz Gomes, destacou o momento para a Universidade, convocando os novos conselheiros a se engajarem na luta em defesa da instituição. Por sua vez, a reitora Laudirege Fernandes fez questão de reverenciar o momento da posse dos novos membros do Consu.

“Essa é uma materialização da democracia que impulsiona todos nós para o crescimento da Educação e da sociedade. O Consu tem uma responsabilidade muito grande com os rumos da Uneal. É preciso conciliar e respeitar as divergências com coragem e determinação, para continuar defendendo os interesses da instituição” frisou a reitora.

Mandato - O Consu é o órgão formado por professores e alunos, que representa a instância máxima da instituição para a deliberação das matérias gerais de caráter acadêmico e de política institucional, de recursos nesses assuntos e nos de natureza didático-científica, administrativa, econômico-financeira e patrimonial da universidade.

Os novos membros do Conselho Universitário foram eleitos para um mandato de dois anos, por meio de voto direto, num processo democrático que ocorreu em outubro deste ano e envolveu toda a comunidade acadêmica.

Em seguida, os novos conselheiros participaram de sessão extraordinária na sala do Consu. Na oportunidade, foram tratados assuntos referentes aos processos da reestruturação das Câmaras do Conselho Superior Universitário e da construção de sede própria para o Campus de União dos Palmares, além da eleição para o Conselho de Curadores e da elaboração da proposta de Regimento Interno e da reserva de vagas para negros, entre outros.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯