25 Setembro 2009 - 21:17

Delegacias de Maceió sem carceragem

Emerson Lima - Ascom PC/AL

A Polícia Civil de Alagoas desativou nesta sexta-feira (25) a carceragem do 5º Distrito de Polícia da Capital. Todos os presos – num total de 15 – foram transferidos para celas da casa de custódia da PC, anexa ao prédio do 9º Distrito Policial, e devem, posteriormente, ser encaminhados para o sistema prisional.

Com isso, a última delegacia de Maceió que ainda mantinha presos custodiados teve seus xadrezes esvaziados.

A operação de transferência mobilizou quase duas dezenas de policiais do 5º DP e da Operação Asfixia.

Foram levados para a casa de custódia: Emerson Domingos Vasconcelos, Jenesi Vieira dos Santos, José Antônio dos Santos, Francisco Bruno Fernandes, Leandro Lima dos Santos, Anilson Alcântara dos Santos, José Edson da Silva, Geovani Domingos da Silva, Edson dos Santos, Edson José dos Santos, Luiz Fernando da Silva, Fabrício Costa de Souza, Manoel Noberto do Carmo, Jean Laurindo dos Santos e José Edmilson.

Antes de serem levados para a casa de custódia, todos os detentos foram submetidos à identificação criminal, no Instituto de Identificação.

O processo de desativação das carceragens das delegacias da Capital foi iniciado desde 20 de agosto deste ano, por determinação do delegado-geral da PC, Marcílio Barenco, sendo concluído nesta sexta-feira.

“Alguns chegaram a dizer que isto seria uma utopia, mas com o apoio do secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, e o trabalho integrado com a Intendência Penitenciária, além do Ministério Público e do Poder Judiciário, conseguimos retirar todos os presos das delegacias da Capital”, afirmou Barenco.

O delegado-geral anunciou que planeja ampliar o processo de desativação das carceragens, inicialmente, para as delegacias de polícia dos municípios da região metropolitana e, posteriormente, para o interior do Estado.

Segundo Barenco, com essa medida está concretizado um desejo antigo que era o de fazer com que o policial civil atue exclusivamente em sua atividade-fim que é o de investigar e esclarecer crimes, prestando um melhor serviço à sociedade.

por Ascom PC/AL

Comentários comentar agora ❯