Skip to content

Palestras marcam passagem do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trabalho

  • Home
  • Alagoas
  • Palestras marcam passagem do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trabalho

Palestras marcam passagem do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trabalho

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), e a Associação de Taxistas promovem, nesta terça-feira (25), das 8h às 14h, um evento em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.

O evento será realizado no prédio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), cocomo alerta sobre os riscos ocupacionais e os agravos à saúde dos trabalhadores, em especial os motoristas de táxi.

Segundo Gardênia Santana, supervisora do Cerest Maceió, a iniciativa tem como objetivo disseminar uma cultura preventiva da saúde desses trabalhadores, que são acometidos por vários distúrbios, sobretudo de ordem cognitiva. Com isso, serão adotadas no evento algumas propostas que visam à conscientização de medidas preventivas, de proteção, promoção da saúde e detecção das causas do adoecimento e mortes.

“Por estarem frequentemente submetidos a inúmeras exposições ambientais estressantes e adversas, como calor, vibrações, ruído intenso, gases tóxicos provenientes da exaustão de combustíveis fósseis, além de longas jornadas de trabalho, trabalho noturno e exposição à violência, os motoristas podem desenvolver problemas físicos e psíquicos”, explicou.

Além desses fatores externos, há, também, uma pressão muito grande por maior produtividade, fazendo com que as cooperativas de táxi exijam, cada vez mais, o cumprimento de metas, causand o surgimento de novas patologias.

Para realizar as ações de saúde a estes profissionais, o Cerest está envolvendo vários setores da Sesau, como a Gerência das Infecções e Agravos Não Transmissíveis e as Transmissíveis (Vigilância da Tuberculose, IST-Aids), o setor de Saúde Mental, Laboratório Central de Alagoas (Lacen) e Superintendência de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (Suraud).

O evento contará com a participação de um médico do trabalho do Cerest, que fará uma palestra educativa na área de saúde mental. Além disso serão realizados testes glicêmicos e aferição de pressão arterial, bem como a presença de uma nutricionista, que passará informações sobre os cuidados com o sobrepeso e a obesidade e distribuição de material educativo sobre promoção e proteção à saúde.

28 de Abril

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou o 28 de abril como o dia oficial de segurança e saúde nos locais de trabalho. O movimento começou no Canadá e espalhou-se por diversos países organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

Em maio de 2005, foi instituído o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser celebrado em 28 de abril a cada ano, pela Lei n° 11.121/2005.

Segundo estimativas da OIT, ocorrem anualmente no mundo, cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Em um terço desses casos, cada acidente ou doença representa a perda de quatro dias de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também