24 Maio 2020 - 18:43

Covid-19: Saiba onde procurar atendimento a partir dos primeiros sintomas gripais

Divulgação
Na maioria dos casos, a doença tem acometido de modo mais leve

Dois meses após os primeiros casos de coronavírus em Alagoas e já percebe-se que a Covid-19 tem atingindo a população em diversos níveis sintomáticos. Na maioria dos casos, a doença tem acometido de modo mais leve, muitas vezes sem sintomas. Já em outros, ela se apresenta de forma mais agressiva, mesmo sem sequer apresentar os sintomas mais característicos como a febre persistente, a tosse seca e insuficiência respiratória. Então, como saber quando procurar atendimento médico?

Em pânico, muitas pessoas que apresentam sintomas leves têm buscado as unidades de saúde de forma equivocada, acabando por superlotar, por exemplo, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para onde devem se dirigir apenas pacientes com sintomas de moderados a graves, ou seja, que tenham febre e falta de ar, como explica o médico Marcos Ramalho, secretário adjunto de Ações de Saúde da Sesau (Secretaria de Estado da Saúde) e diretor do Hospital Metropolitano.

“Pessoas que já tiverem febre persistente e falta de ar devem procurar uma UPA imediatamente”, explica. Os pacientes com sintomas mais graves são atendidos inicialmente nas UPAs e, de lá, são encaminhados para um dos hospitais para internamento, após criteriosa avaliação médica. “É importante lembrar que os hospitais, como o Hospital da Mulher, o Hospital Metropolitano e o Hospital de Campanha são hospitais de referência e são ‘portas fechadas’, ou seja, não fazem o primeiro atendimento ao cidadão”, reforça o médico.

Para onde ir se tenho sintomas leves?

Para o atendimento de pacientes com sintomas leves como dores no corpo, dor de cabeça, diarreia, perda do olfato e do paladar, coriza, tosse e dor de garganta, as pessoas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (conhecidas também como postos de saúde) ou uma das Centrais de Triagem, onde elas serão avaliadas e, conforme a avaliação médica, poderão ser testadas para Covid-19 e/ou será iniciado o protocolo de tratamento imediato.

Inicialmente, as pessoas podem se consultar por telefone ou WhatsApp para evitar uma ida desnecessária à unidade de saúde, onde estariam mais expostas ao vírus: “Pessoas que estiverem com sintomas mais leves devem, inicialmente, optar pelo Alô Saúde, ligando para o 0800 082 1900, ou pelo Zap da Saúde, no número (82) 3315-1532 e serão orientadas por um médico. Caso precisem ir a alguma unidade de atendimento, essa deve ser uma Unidade Básica de Saúde (postos de saúde) ou as centrais de triagem, caso estejam sentindo qualquer sintoma que não seja falta de ar”, informa Marcos Ramalho.

CONFIRA ABAIXO QUANDO PROCURAR AJUDA:

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.