23 Outubro 2018 - 09:09

Arapiraca inicia novas turmas do Curso de Libras para mais de 660 inscritos

Samuel Alves
Equipe do CAS recepciona os novos alunos do Curso de Libras

A Prefeitura de Arapiraca abraça o desafio da inclusão social por meio da educação. E nesta segunda-feira (22), através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, inicia novas turmas do Curso de Libras, ofertado gratuitamente pelo município, no Centro de Atendimento às pessoas com Surdez (CAS), para 667 inscritos.

Os novos alunos do Curso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foram distribuídos em 17 turmas, com aulas semanais, durante quatro meses, e direito a certificado atestado pelo Ministério da Educação. De acordo com Nadja Barbosa, diretora do CAS, o curso é referência para o estado. E destinado a profissionais que atuam ou desejam trabalhar na educação de pessoas com surdez.

“Além de Arapiraca, somente Maceió conta com um CAS, por isso nosso público é formado por pessoas de outros municípios. Com o trabalho que é desenvolvido aqui, atestamos que a prefeitura está dizendo sim para a comunidade surda e exercendo o papel de inclusão dela na sociedade”, destacou Nadja Barbosa.

Inclusão

Entre os presentes na primeira aula, Jackson Borges, 26 anos, professor da educação infantil na Escola de Ensino Fundamental Pedro Correia das Graças. Ele relata que a vontade de aprender Libras partiu da necessidade de se comunicar e auxiliar um amigo surdo. E, ainda, ressalta a importância do curso para a sua formação profissional.

“Eu me deparei com a necessidade de aprender a me comunicar com um amigo. E logo que passei a estudar, eu me apaixonei pela Língua dos Sinais. E, a partir desse momento, conheci e firmei amizade com mais pessoas surdas. E hoje eu gosto da ideia de trabalhar com a inclusão”, declarou Jackson Borges, que está iniciando o segundo módulo do curso.

Ações do CAS

O CAS funciona no Ginásio Municipal Papa João Paulo II, no Parque Ceci Cunha. E entre as ações de apoio à inclusão escolar e social das pessoas com surdez e também nos serviços de formação para profissionais da educação, a exemplo do Curso de Libras, também realiza capacitação para instrutores, tradutores e intérpretes de Libras; Formação continuada para professores; e curso Libras/Português, destinado ao reforço escolar e preparatório para o Enem e vestibulares.

por Secom - Arapiraca

Comentários comentar agora ❯

  • Anne Maia Boa noite! Ainda há vagas? Como posso me inscrever? (: