22 Junho 2017 - 10:21

Sesau participa da I Conferência da Saúde das Mulheres Encarceradas

Anderson Moreira
Palestras aconteceram para as detentas do presídio feminino Santa Luzia

Discutir com as 230 reeducandas de Alagoas ações de saúde no Sistema Prisional do Estado. Esse foi o propósito da I Conferência Livre da Saúde das Mulheres Encarceradas, que foi promovido no Presídio Santa Luzia, no bairro Cidade Universitária, em Maceió.

A ação foi promovida pelo Instituto Raízes de África, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Secretaria de Estado da Ressocialização Social (Seris). Presente ao evento, o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, lembrou que a Sesau vem dando total assistência para as reeducandas do Presídio Santa Luzia, assegurando exames de detecção do câncer de útero.

“A Sesau já vem desenvolvendo uma ação para a o rastreamento de câncer de colo de útero em toda a população feminina encarcerada, por meio de exames de citologia para a detecção precoce. Com isso, vamos assegurar que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível nas unidades de referência do Estado”, ressaltou Christian Teixeira.

De acordo com Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de África, o momento foi propício para ouvir as demandas feitas pelas mulheres privadas de liberdade. “Aqui pudemos saber a real situação da saúde do público feminino. Com isso, as ações a serem executadas deverão ser de interesse comum para todas essas mulheres, promovendo um espaço de bem-estar para elas”, destacou.

Entre os temas abordados durante as palestras, destaque para a depressão, que pode acometer as mulheres privadas de liberdade. Para evitar este problema, uma das alternativas apresentadas foi a realização de atividades físicas regulares.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯