22 Março 2019 - 10:46

Políticas públicas garantem acesso à água para mais de 200 mil alagoanos

Felipe Brasil
Programas hídricos do Governo de Alagoas chegam a 80 municípios, beneficiando mais de 200 mil pessoas desde 2015

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) também comemora avanços na política pública que permite à população alagoana o acesso a essa substância tão relevante para o desenvolvimento social nas regiões ambientais de Alagoas.

Dados do Mapeamento Hídrico da Semarh mostram que, desde 2015, mais de 200 mil pessoas foram contempladas com os programas hídricos do Governo de Alagoas em mais de 80 municípios. Com recursos próprios, a Semarh desenvolve os programas de Perfuração de Poços e Recuperação de Nascentes. Em parceria com o Governo Federal e contrapartida de recursos estaduais, estão em plena execução os programas Água Doce e Água Para Todos.

E é justamente nesse contexto de preservação e acesso à água que o Estado de Alagoas avança. Os programas hídricos desenvolvidos pela Semarh atendem as cidades que mais sofrem com a seca, principalmente nos locais de difícil acesso nas zonas rurais.

Programas hídricos do Governo de Alagoas chegam a 80 municípios, beneficiando mais de 200 mil pessoas desde 2015 (Fotos: Felipe Brasil)

O programa de Perfuração de Poços já atuou em todas as regiões de Alagoas, ultrapassando os 76 municípios atendidos. Em conjunto com o Água Para Todos, mais de 600 poços foram perfurados, sendo mais de 550 do programa estadual.

Já o Programa de Recuperação de Nascentes revitalizou mais de 100 delas, em 28 cidades. O processo de recuperação conta com a participação das famílias beneficiadas, que recebem orientações sobre a importância de preservar a área com plantações de mudas nativas.

Em parceria com os ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional, os programas Água Doce e Água Para Todos, respectivamente, atendem os municípios do Agreste e Sertão alagoanos, justamente as regiões onde a estiagem é predominante e extremamente prejudicial à economia familiar.

O Água Doce instala sistemas de dessalinização que filtram a água salinizada e transformam 40% do líquido em água potável. São mais de 25 sistemas com equipamentos instalados e em funcionamento.

Programas hídricos do Governo de Alagoas chegam a 80 municípios, beneficiando mais de 200 mil pessoas desde 2015 (Fotos: Felipe Brasil)

Por meio do Água Para Todos, a Semarh tem construído os sistemas de abastecimento simplificado, levando água encanada à porta das residências. O programa consiste na perfuração de um poço artesiano e instalação do sistema de dessalinização.

Mais investimentos

Em 2019, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está implantando o projeto o “Microssistema Comunitário de Abastecimento de Água no Sertão”, com o intuito de atender diretamente mais de duas mil famílias, facilitando o acesso à água.

Os microssistemas de abastecimento irão captar a água bruta do Canal do Sertão, maior obra hídrica de Alagoas, que passará por um tratamento adequado. Findado esse processo, a água chegará às torneiras de maneira tratada e apta ao consumo humano. A gestão social do projeto está sendo constituída com amparo legal, bem como com participação efetiva dos beneficiários da água.

O projeto atenderá 28 comunidades rurais dos municípios de São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Piranhas, Olho d´Água do Casado, Inhapi, Água Branca, Pariconha e Delmiro Gouveia. Esses municípios são atendidos com água do Canal do Sertão.

A construção do projeto exigiu uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), além do envolvimento de entidades e a sociedade civil organizada no processo de execução dos trabalhos.

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.