22 Janeiro 2022 - 12:05

Com mais de duas folhas, pagamento do rateio traz valorização aos profissionais da educação

Thiago Ataíde
O pagamento do rateio do Fundeb foi estendido a todos que fazem a rede estadual de ensino

“Em Alagoas, professor agora é só sorriso. Tá todo mundo feliz. O rateio aconteceu e o reconhecimento é o que nos motiva. Nosso governador prometeu e cumpriu”. As palavras da professora Anabel Lima, da Escola Estadual Princesa Isabel, de Maceió, fazem parte de um cordel escrito por ela e refletem o sentimento generalizado de todos que fazem a educação estadual. Entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) receberam mais de duas folhas do rateio das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Uma medida que se somou a diversas outras iniciativas que valorizaram a categoria, a exemplo da implantação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), realização de concurso público e as bolsas dos programas Vem que dá Tempo e Professor Mentor.

Pela primeira vez, o pagamento do rateio em dois momentos: no primeiro, realizado em 29 de dezembro de 2021, foram empenhados mais de R$ 85 milhões, o equivalente a duas folhas salariais. Já em 14 de janeiro, foi pago um rateio no valor de 60% de uma folha. Foram contemplados todos os profissionais da Educação Básica em efetivo exercício na rede escolar bem como aqueles que exercem atividades técnico-administrativas ou de apoio em órgãos da Educação.

“O rateio deste ano foi de aproximadamente R$ 100 milhões e isso faz justiça a vários servidores que se desdobram durante a pandemia para que a nossa educação não pare, para que as nossas crianças e jovens continuem aprendendo neste período tão difícil que o mundo vivencia. E dessa forma seguimos adiante, com melhorias na infraestrutura de nossas escolas, valorizando nosso servidor e premiando nossos estudantes por meio do Cartão Escola 10. Com o empenho do governador Renan Filho, estamos vivendo o maior investimento da história da educação e iremos transformar o futuro, não só dos nossos estudantes, mas de toda a comunidade escolar”, frisa o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.

Valorização de todos

O pagamento do rateio do Fundeb foi estendido a todos que fazem a rede estadual de ensino, desde aqueles que atuam nas escolas como também os que trabalham nas Gerências Regionais de Educação (Geres) e setores administrativos da Seduc. Uma medida que reconhece a dedicação e a contribuição de cada um destes profissionais à melhoria da educação de Alagoas.

“A Educação é a roda que move o mundo e essa bonificação, esse incentivo, esse reconhecimento são fundamentais. Agradeço muito ao governador”, complementa Anabel, que é professora de Língua Portuguesa.

Este sentimento é compartilhado por Cislaine Tenório, também professora de Língua Portuguesa e que hoje atua como Chefe de Rede na 2ª Gerência Regional de Educação, em São Miguel dos Campos. “Sou professora da rede estadual desde 2006 e me sinto orgulhosa por estar vivenciando este momento de mudanças na Educação de Alagoas. Nós que estamos nas Geres tivemos a mesma valorização dos professores que estão em sala de aula em todos os projetos do Governo e no rateio não foi diferente. Agradeço ao governador Renan Filho por esse reconhecimento. Professor valorizado é professor mais feliz”, afirma Cislaine, que trabalha no acompanhamento e suporte de 15 instituições de ensino.

Auxiliar de Serviços Diversos lotado no Gabinete da Seduc, Cristiano Albuquerque, celebra o fato da bonificação ter sido estendida a todas as categorias da Educação. “A merendeira que prepara as refeições dos alunos. Os vigias que acompanham a entrada e saída de pessoas das escolas. Os motoristas. Nós, que atuamos em diversos setores administrativos da Seduc. É muito importante sermos beneficiados com o rateio, pois isso representa o reconhecimento de pessoas que se doam pela Educação de Alagoas”, destaca Cristiano, que possui mais de 20 anos de Seduc.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯