21 Setembro 2018 - 17:05

Instituição de ensino superior oferece acompanhamento individualizado a alunos portadores de necessidades especiais

Muito se fala em educação inclusiva nos primeiros anos de escolaridade. Já no Ensino Superior não há um debate tão grande sobre a questão. Ainda hoje, muitas pessoas com necessidades educacionais especiais não cursam uma faculdade por falta de um ambiente propício para aprendizagem. Esses estudantes não são necessariamente pessoas com deficiências, mas são aqueles que passam a ser especiais quando exigem respostas adequadas às suas especificidades.

Em meados de 2016, o SENAI CETIQT criou o Programa de Ações Educacionais Inclusivas para pessoas com necessidades educacionais especiais. Neste programa, é desenvolvido um plano educacional individualizado (PEI) que busca estimular as potencialidades do aluno e, assim, possibilitar o desenvolvimento de sua capacidade de aprendizagem.

A estudante Luiza Vasconcelos, de 22 anos, do curso de Design de Moda do SENAI CETIQT, foi a primeira dos dez alunos já atendidos pelo Plano, lançado há dois anos. A jovem estudante passou a ter acompanhamento de uma equipe da Coordenação Pedagógica, que se reúne periodicamente com os pais da aluna para que eles relatem seu progresso acadêmico e social.

“Nos surpreendeu a instituição ter nos procurado para dar esse tipo de auxílio. Nunca, em toda vida acadêmica da Luiza, isso tinha acontecido. Se não fosse por esse acompanhamento ela já teria desistido da faculdade. Essa ação é fundamental para que ela prossiga, se sinta acolhida, sinta que não é apenas mais uma em uma instituição de ensino, que essa instituição tem interesse no seu aprendizado. Esse vínculo afetivo e estimulante tem sido extremamente importante para o desenvolvimento educacional dela”, relata Simone Rabello, mãe de Luiza. O pai da jovem, Marcos Antônio de Souza, concorda: “Essa história de que educação é só conteúdo está ultrapassada. O SENAI CETIQT tem tido essa visão de acolher o indivíduo com seus potenciais e dificuldades, o que é essencial para que minha filha atinja o objetivo dela, que é fazer a faculdade, se graduar e se inserir no mercado”.

De acordo com Monica Mota, uma das psicopedagogas do SENAI CETIQT, os estudantes têm acompanhamento individualizado, de acordo com suas necessidades. Nesse sentido, as estratégias educacionais e avaliações são pensadas em conjunto com os professores de cada disciplina para que sejam feitas adequações ao conteúdo de acordo com as demandas que cada aluno apresenta. Com isso, é elaborado o Plano Educacional Individualizado (PEI), que irá nortear o trabalho junto àquele aluno em sala de aula durante o semestre.

“Cada estudante aprende de um jeito, e é pensando nesta singularidade que elaboramos estratégias de ensino e aprendizagem específicas para cada disciplina. No SENAI CETIQT, a formação continuada dos docentes, tem embasamento na prática educacional efetiva com foco na singularidade do aluno. A forma de como o aluno alcança a aprendizagem é que temos que nos preocupar, com um olhar atento para a modalidade de aprendizagem de cada estudante, pois aqui todos os alunos são únicos”, explica a psicopedagoga.

De acordo com o Coordenador Pedagógico do SENAI CETIQT, Rommulo Barreiro, esse atendimento reforça o compromisso da instituição em ter um processo de ensino e aprendizagem com foco no aluno, na sua formação e na sua posterior inserção no mercado de trabalho. Hoje, poucas instituições de ensino superior possuem esse acompanhamento especializado.

Para usufruir do acompanhamento educacional individualizado oferecido pelo SENAI CETIQT, o aluno pode procurar a Coordenação Pedagógica do campus onde estuda – Barra da Tijuca ou Riachuelo – para uma conversa. O plano pontua princípios para potencializar o processo de ensino-aprendizagem.
“A atenção que Luiza tem na faculdade é muito positiva para nós. O ensino superior é justamente o momento em que se espera que o aluno seja mais independente, mais autônomo. Esperamos que ela continue agregando conhecimento e, futuramente, consiga emprego no setor que ela escolher seguir”, conclui a mãe de Luiza, que ao que tudo indica, será uma ótima designer. 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯