21 Março 2018 - 10:14

Inscrições para a Olimpíada de Astronomia e Mostra de Foguetes são prorrogadas

Valdir Rocha
OBA visa fomentar interesse dos jovens pela astronomia

As inscrições para a XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e XII Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) foram prorrogadas. As escolas que participarão pela primeira vez do evento devem acessar o site da OBA (www.oba.org.br) até o dia 30 deste mês e efetuar sua inscrição. Já as unidades que participaram de edições anteriores precisam apenas efetuar atualização do cadastro, realizar a prova e enviar as notas pela internet no mesmo prazo.

Em 2017, 800 mil estudantes de todo o Brasil dos ensinos Fundamental e Médio participaram da OBA e da MOBFOG. Em Alagoas, neste mesmo ano, as provas foram aplicadas em 260 escolas.

Tanto a OBA quanto a MOBFOG possuem uma fase única, que ocorre na própria escola. As provas da OBA serão realizadas no dia 18 de maio, em horário escolhido pela unidade de ensino, contendo dez questões Já as provas da MOBFOG podem ocorrer até esta mesma data e consistem no lançamento oblíquo de foguetes na distância mais longe possível.

Ambas possuem quatro níveis diferentes, conforme o ano/série do aluno. Participam no nível 1, estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental; do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental no Nível 2; 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental no Nível 3 e Ensino Médio no Nível 4.

Oficinas

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), está à disposição para orientar as escolas que desejem participar das olimpíadas, de acordo com seu coordenador, professor Adriano Aubert.

“Estamos à disposição para a realização de atividades práticas e orientações para a prova. Para tal, basta agendar as visitas pelos telefones 3342-5073 e 999815724”, informar Adriano Aubert.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯