Skip to content

Novo medicamento para tuberculose será distribuído para sete municípios

  • Home
  • Alagoas
  • Novo medicamento para tuberculose será distribuído para sete municípios

Novo medicamento para tuberculose será distribuído para sete municípios

Esta semana será distribuído o novo medicamento para o tratamento da tuberculose destinado as quatro unidades de saúde de referência para a doença. Na próxima semana, os sete municípios que concentram 60% dos casos de tuberculose também deverão receber o medicamento.

O novo tratamento é destinado somente para casos novos de pacientes com idade a partir de 10 anos e adultos e também tem duração de seis meses, a novidade é que passa a se constituir em apenas uma dose fixa combinada, conhecida como 4 em 1, ou seja, um único comprimido irá disponibilizar as quatro drogas necessárias para o tratamento do paciente.

“Hoje, a depender do estágio da doença, o portador de tuberculose chega a utilizar até nove comprimidos diários. Em Alagoas, os médicos e enfermeiros que trabalham nas unidades de referências para o tratamento da doença e que exercem suas funções na atenção básica receberam orientações sobre a medicação”, afirmou a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Tânia Queiroz.

Segundo ela, já foram capacitados profissionais de 63 municípios. A previsão é que até o mês de março o novo medicamento já esteja disponibilizado nos 102 municípios alagoanos. As unidades de referência para o tratamento da tuberculose são os hospitais Escola Hélvio Auto, Universitário, o II Centro de Saúde, em Maceió e a Unidade de Referência Integrada, em Arapiraca.

“As vantagens da mudança da apresentação dos fármacos são, entre outras, o maior conforto do paciente pela redução do número de comprimidos a serem ingeridos; a impossibilidade de tomada isolada de medicamentos e a simplificação da gestão farmacêutica em todos os níveis”, disse Tânia Queiroz.

Cura – Dados da vigilância epidemiológica da Sesau mostram que em 2008 o percentual de cura em Alagoas foi de 71,25%, equivalente a 1.104 casos, dos 1.407 notificados. Dentre estes, 1.157 eram casos novos. O percentual preconizado pelo MS é de 85%. O coeficiente de mortalidade por tuberculose registrado no Estado é de 2,75% por 100 mil habitantes.

A taxa de abandono do tratamento registrada em Alagoas foi de 7,2%, quando o aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de menos que 5%. Segundo expôs Tânia Queiroz, a expectativa é que o novo tratamento contribua para o aumento da taxa de adesão dos pacientes com a doença ao tratamento e, consequentemente, melhore os índices de cura.

Sintomas – A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões. É transmitido pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra. Os principais sintomas são: tosse prolongada, cansaço, emagrecimento, febre e sudorese noturna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também