19 Novembro 2009 - 21:28

Alagoas ganha laboratório moderno de pesquisa em petróleo e gás

Agência Alagoas
Pesquisas realizadas pelo novo laboratório vão unir importantes centros tecnológicos do país a Alagoas

Alagoas concentra tecnologia e ciência em estudos e pesquisas complementares avançados de programas de engenharia offshore. Na manhã desta quinta-feira (19), foi inaugurado o Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), numa parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Petrobras.

O laboratório foi construído com recursos da Petrobras no valor de R$ 9 milhões, incluindo a construção e instalações prediais e aquisição de um supercomputador com capacidade mil vezes superior á de um computador comum, considerado o segundo mais rápido do país.

O novo laboratório irá trabalhar nas seguintes linhas de pesquisa: geomecânica — pré-sal, método dos elementos discretos, linhas de ancoragem e risers, materiais avançados e monitoramento por sensores.

Presente à cerimônia de inauguração, o governador Teotonio Vilela Filho parabenizou a escolha da Ufal como universidade âncora da Rede Temática em Computação Científica e Visualização — Galileu, juntamente com a Universidade de São Paulo (Usp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio).

Para o governador, a Petrobras quebrou um preconceito existente no país em relação às regiões do sul. “Isso prova que as ações estejam em sinergia, pois no próximo ano inicia a construção do estaleiro em Coruripe e, na região de Craíbas, a Mineração Vale Verde está consolidada”, disse Teotonio.

Segundo a reitora da Ufal, Ana Dayse Rezende Dorea, o investimento que o país está realizando nos últimos anos em ciência, educação e tecnologia é o grande responsável pelo desenvolvimento. Ela lembrou que as ações da política de atração de indústrias, desenvolvida pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Energia e Logística, tem uma forte parceria com a universidade, pois é o local que forma profissionais e trabalhadores desses empreendimentos para que não haja necessidade da importação de mão de obra.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes, a escolha da Ufal prova o potencial que o estado de Alagoas possui na área do petróleo e gás. O secretário defende a atenção da estatal Petrobras, e das empresas que obtiveram concessão, para realizar com maior empenho exploração dos poços no estado alagoano.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯