19 Outubro 2009 - 21:17

Governador lança Selo em parceria com Unicef

Agência Alagoas

O governador Teotonio Vilela Filho lançou nesta segunda-feira (19), diante de um auditório lotado, o Selo Unicef Município Aprovado edição 2009-2012. Com o tema Pacto Um Mundo Melhor para a Criança e o Adolescente do Semiárido, os municípios de Alagoas estão, a partir de agora, rumo à certificação pela melhoria nos indicadores sociais. O governador informou que o Estado passa a utilizar a mesma metodologia do Unicef para a redução dos índices de mortalidade infantil e a melhoria da qualidade de vida para as crianças.

Conferido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o selo é disputado por 72 municípios alagoanos. Deste total, 54 fazem parte do Semiárido e os outros pertencem às demais regiões do Estado. A exceção foi permitida por se tratar de localidades que, mesmo fora da região a que se refere o Pacto, são muito carentes e têm alto índice de motalidade infantil. Os municípios têm até o dia 30 deste mês para se inscrever nesta edição 2009-2012.

Com o lançamento, o desafio está lançado para todos os prefeitos de municípios que precisam melhorar as condições oferecidas pelas áreas da saúde, educação e cultura, além de trabalhar com afinco na redução da taxa de mortalidade infantil e no combate à violência. Estas são as prioridades consideradas absolutas para a obtenção do selo.

A luta pela redução da mortalidade infantil foi apresentada a todos os presentes pelo secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, como tarefa prioritária no atual governo. “Nos últimos três anos, conseguimos reduzir o índice de mortalidade consideravelmente. Os indicadores mostram que passamos para 23 a cada mil nascidos vivos. Sei que precisamos sempre estar avançando e por isso contamos também com o apoio do Unicef nos municípios”, frisou o secretário.

Para destacar que os municípios têm interesse em ser agraciados com o título, o prefeito de Capela, João de Paula, esteve no Palácio República dos Palmares, representando a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA). “Reconheço que o governo do Estado tem sido parceiro para superar a desigualdade social nos municípios. Vamos estimular a participação de todos para a inscrição neste projeto”, disse o prefeito.

A fim de não excluir os 30 municípios estaduais da luta a favor da educação, da segurança alimentar, da igualdade social e o, mais importante, do desenvolvimento infantil e da cidadania, o governador Teotonio Vilela apresentou o programa Viva Vida, Alagoas Unida na redução da Mortalidade Infantil. “Este projeto irá contemplar os municípios que não são do Semiárido, mas vamos trabalhar neles com a mesma metodologia utilizada pelo Unicef. Fomos autorizados pelos gestores do Selo e juntos trabalheremos em prol dos 102 municípios de Alagoas”, informou Teotonio Vilela.

Para o coordenador regional do Unicef, Salvador Soler, o segredo para conquistar o selo é a articulação de políticas públicas para avançar mais rápido e com qualidade. “O município que for contemplado com o Selo Unicef Município Aprovado trabalhará com mais prazer a fim de superar os problemas municipais. Costumo dizer que para trabalhar o presente é preciso se lembrar que essas crianças serão o futuro deste Estado”, destacou.

A secretária da Assistência Social, Solange Jurema, defendeu a participação integrada dos gestores para a reversão dos baixos indicadores sociais. “Se houver integração e esforço total de todos coibiremos a mortalidade infantil nos municípios mais pobres, pois precisamos sair dessa zona de vulnerabilidade. Com o Selo vamos melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes alagoanos”, assegura Jurema.

Esta já é a terceira edição do Selo Unicef Município Aprovado, lançado em benefício do Nordeste. No ano passado, oito municípios de Alagoas foram agraciados com o título: Taquarana, Coruripe, Estrela de Alagoas, Piaçabuçu, Viçosa, Flexeiras, União dos Palmares e Piranhas. As prefeituras interessadas na certificação devem se inscrever através do site http://www.unicef.org/brazil.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯