Skip to content

Empresa paulista conhece CERAQUA da Codevasf

Empresa paulista conhece CERAQUA da Codevasf

Um representante da empresa paulista Projeto Pacu visitou nesta terça-feira, 18 de agosto, as instalações do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Alagoas (CERAQUA), da 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), localizado no distrito de Itiúba, município alagoano de Porto Real do Colégio. A empresa pretende instalar uma unidade de piscicultura no Baixo São Francisco alagoano e foi ao CERAQUA conhecer a atuação do centro científico e tecnológico da Codevasf com vistas a futuras parcerias.

O representante do Projeto Pacu, Antônio Sérgio Rosa, chegou ao CERAQUA acompanhado do diretor de políticas pesqueiras da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário de Alagoas (Seagri/AL), Edson Maruta, do presidente da Câmara Setorial de Aquicultura do Baixo São Francisco, Luiz Carlos Galindo, e de técnicos da Seagri. No local, eles foram recebidos pelo chefe da Estação de Piscicultura de Itiúba da Codevasf, Álvaro Albuquerque, e pelo coordenador do projeto de implantação do CERAQUA, Eduardo Motta.

De acordo com Antônio Sérgio Rosa, a empresa pretende implantar uma unidade no Baixo São Francisco alagoano para produção de surubins e alevinos, além de um laboratório de pesquisa. Ele ainda afirmou que a atual produção de filé de surubim da empresa não está conseguindo atender ao mercado externo, daí a necessidade de abrir novas unidades, como a que deve ser instalada em Alagoas.

O representante do Projeto Pacu reconheceu a parceria do CERAQUA com os produtores e afirmou que, caso seja instalada uma unidade da empresa no estado, deverá haver uma parceria entre ela e o centro tecnológico da Codevasf. Após uma reunião entre representantes da Codevasf, Projeto Pacu, Seagri e Câmara Setorial de Aqicultura do Baixo São Francisco, todos seguiram em visita às instalações do CERAQUA.

Para Eduardo Motta, o interesse da empresa em instalar uma unidade na região demonstra as pontecialidades da piscicultura como uma das principais alternativas econômicas para o Baixo São Francisco. “É um reconhecimento do setor empresarial da importância do suporte tecnológico do CERAQUA como elo estratégico da cadeia produtiva da região”, declarou. Entre as propostas apresentadas pela Codevasf ao representante do Projeto Pacu está a instalação da unidade em área próxima ao centro tecnológico da Codevasf para facilitar uma aproximação entre as duas empresas.

O Projeto Pacu é uma empresa privada que atua na reprodução de peixes nativos. A empresa também atua no comércio de alevinos nos mercados interno e externo, em projetos de repovoamento, ordenamento de cadeia produtiva, transferência de tecnologia em produção de peixes e na comercialização do filé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também