19 Maio 2017 - 10:13

Escolas participam da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia

José Demétrio
Provas acontecem em todo o país nesta sexta-feira (19)

Oitocentos mil estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país participam das provas da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) nesta sexta-feira (19). Em todo o país, 13 mil escolas– incluindo as alagoanas – serão submetidas às provas, que já estão disponíveis para download para os professores responsáveis pelo site www.oba.org.br.

Coordenada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA está dividida em quatro níveis – três no ensino fundamental e um no médio – e as provas contarão com dez questões – sete de astronomia e três de astronáutica.

Já a MOBFOG, que está em sua 11ª edição, avalia a capacidade dos estudantes construírem e lançarem foguetes o mais longe possível. Estes foguetes são feitos de garrafas pet, tubo de papel e canudos de refrigerante. Os que conseguirem os melhores lançamentos serão convidados a participar da Jornada de Foguetes, evento que reúne alunos de todo o Brasil em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Edição 2016

Em Alagoas, escolas da rede pública estadual também foram destaque na competição em 2016, com alunos medalhistas tanto na OBA quanto na Mostra de Foguetes. Dentre estas, estão Gilvânia Ataíde, Manoel de Araújo Doria e Teotônio Vilela, em Maceió, e Francisco Domingues, de Limoeiro de Anadia. 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯