19 Janeiro 2022 - 08:58

Renan Filho destaca importância do consórcio nordeste para os estados da região

Márcio Ferreira
Governador ressaltou a importância dessa ferramenta durante a posse do novo presidente do Consórcio Nordeste

O governador de Alagoas, Renan Filho, participou, na manhã desta terça-feira (18), em Recife (PE), da cerimônia de posse do novo presidente do Consórcio Nordeste: o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. O chefe do Executivo alagoano destacou as virtudes do mandatário e ressaltou a importância da entidade como ferramenta indutora do desenvolvimento regional e do fortalecimento político.

"O Consórcio do Nordeste é uma ferramenta muito necessária do ponto de vista técnico e político, para que a gente dê a densidade necessária para essa região do Brasil, que entrega excelentes exemplos à nação e, ao meu ver, precisa cada vez mais ser ouvida", afirmou Renan Filho.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Consórcio Nordeste, é uma autarquia interfederativa instituída pela congregação dos nove Estados nordestinos. Criado em 2019, o Consórcio é uma iniciativa que busca atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada.

A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada no Palácio do Campo das Princesas. Em substituição ao governador do Piauí, Wellington Dias, Paulo Câmara assume a presidência do Consórcio Nordeste até 31 de dezembro deste ano.

"Para o encerramento desse ciclo inicial do Consórcio Nordeste, não teríamos um governador mais apropriado para presidi-lo", avaliou Renan Filho, que também elogiou a gestão de Dias.

"Wellington é, de todos nós, o governador mais experiente. Está agora próximo de concluir seu quarto mandato à frente do Governo do Piauí. Isso não é pouca coisa", observou.

Paulo Câmara falou dos desafios de assumir a presidência do Consórcio Nordeste e elencou os pontos de atuação de sua gestão.

"A gente vai ter a oportunidade agora de fazer o planejamento para 2022, que será em cima dos avanços dos estudos que as 15 Câmaras Temáticas do Consórcio estão produzindo. Então, vamos avançar em áreas que buscam energia renovável, o turismo, a agricultura familiar, o desenvolvimento social e econômico da região; atuações referentes à cultura, à busca da preservação do meio ambiente, ou seja, uma série de ações que vamos buscar potencializar", citou Câmara.

Homenagens

O evento também marcou a entrega da comenda Celso Furtado, um reconhecimento a pessoas e instituições que apoiam o desenvolvimento sustentável do Nordeste.

Ao todo, foram 11 os agraciados por serviços prestados em diversas áreas, dentre os quais a liderança sem-terra alagoana Débora Nunes do MST, reconhecida pelo relevante serviço prestado na produção, comercialização e distribuição de comida saudável e de qualidade ao povo nordestino e brasileiro.

O grupo foi representado por Sérgio Rezende, coordenador do Comitê de Apoio ao Combate da Pandemia no Nordeste, que participou por videochamada.

Também receberam homenagens os coordenadores das Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste. O secretário de Estado da Infraestrutura, Maurício Quintella, foi um dos homenageados, à frente da Câmara de Investimentos e Infraestrutura.

Como membro do Conselho de Administração, o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, também foi homenageado. Quintella e Brito foram representados pelo secretário de Estado da Fazenda, George Santoro.

Participaram presencialmente da transmissão de cargo a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos; os governadores Renan Filho (Alagoas), João Azevedo (Paraíba), Antenor Roberto (vice-governador do Rio Grande do Norte) e Izolda Cela (governadora em exercício do Ceará), além da deputada federal Rejane Dias (PI). E, por videoconferência, os governadores Belivaldo Chagas (Sergipe), Flávio Dino (Maranhão) e o senador Humberto Costa.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯