18 Dezembro 2018 - 14:36

Sesau alerta para atualização de calendário vacinal antes de viagens

Carla Cleto
Vacinas para atualizar o calendário vacinal estão disponíveis nos postos de saúde

Com o início do período de férias e o aumento no fluxo de viajantes em todo o país, é importante que as pessoas reforcem o seu cuidado com o calendário vacinal. O alerta é da coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro.

De acordo com ela, atualizar o calendário vacinal é importante para assegurar uma viagem saudável e tranquila, evitando contrair doenças infecto contagiosas. Para isso, é necessário procurar o posto de saúde mais próximo, no mínimo 10 dias antes da viagem.

Entre as vacinas que devem ser tomadas por quem vai viajar estão as que previnem contra sarampo, hepatites A e B e febre amarela, conforme prevê o Calendário Nacional de Vacinação. Para esclarecer dúvidas e ver orientações sobre o antes, o durante e o pós-viagem, pode ser acessado o Portal do Viajante, por meio do endereço http://saude.gov.br/viajante.

“Vacinas como a da febre amarela devem ser tomadas para viajantes que vão para quaisquer localidades nas regiões Norte e Centro-Oeste. A lista com as cidades que demandam a vacina para visitantes também está disponível no Portal do Viajante. Após verificar a informação, basta se dirigir ao posto de vacinação portando o comprovante da passagem aérea ou da reserva do hotel”, orienta Denise Castro.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas informa que, em Maceió, a atualização do Calendário Vacinal pode ser feita no II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha. Também é possível se imunizar no Posto da Pitanguinha, Ib Gatto Falcão, no Tabuleiro e Unidade Roland Simões, no Vergel do Lago.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯