18 Setembro 2010 - 20:32

Detran promete semana movimentada

Adailson Calheiros
Blitze serão realizadas em todo o estado

A Semana Nacional de Trânsito 2010 foi oficialmente aberta neste sábado (18), e se estenderá até o dia 25, em Alagoas. Com atividades de rua, palestras, ações educativas e outras iniciativas, em Maceió e Arapiraca, o Detran-AL acompanhado dos demais órgãos do sistema de trânsito em Alagoas destacam, como em todos os anos, o cuidado redobrado ao volante.

O tema da Semana Nacional de Trânsito é o uso obrigatório dos equipamentos de retenção nos veículos – a cadeirinha para crianças e o cinto de segurança para o condutor e os passageiros.

O início das atividades será no sábado, com a instalação de um estande do Detran no Shopping Maceió, em Mangabeiras, que ficará aberto durante todo o período do evento. Na segunda-feira, 20, outro estande será aberto no Shopping Pátio Maceió, no Tabuleiro, que também ficará aberto até o dia 25.

Em ambos os estandes, técnicos do Detran se revezarão para orientar o público sobre o uso correto dos equipamentos de retenção, principalmente para o transporte seguro de crianças em veículos, e distribuição de panfletos educativos.

Na segunda-feira, 21, além da instalação do estande no Pátio Maceió, outra turma de técnicos do Detran estará em Arapiraca, junto com representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-AL) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, em apoio às ações da prefeitura local voltadas para o tema da Semana de Trânsito.

Já na terça-feira, 22, é o Dia Mundial Sem Carro. Em Maceió, o Detran vai liderar uma blitz educativa com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Associação dos Ciclistas de Maceió, na av. Menino Marcelo. A Associação está tentando viabilizar a doação de kits de proteção para ciclistas no trânsito.

No dia 23, às 17h, haverá palestra no Sesc Poço, em Maceió, dada pela chefe de Educação para o Trânsito do Detran, Maria Amélia Quintela, sobre cinco de segurança e cadeirinha e outros assuntos ligados à segurança no trânsito. A palestra é aberta ao público.

No dia 24, haverá palestra e debate, na Faculdade Maurício de Nassau, sobre como conduzir a bicicleta no trânsito e a legislação sobre o assunto, dada pelo pedagogo Klebson Ricardo Couto, da Edutran.
 

 

E no dia 25, o encerramento da Semana Nacional do Trânsito será na Praça Multieventos, na orla da Pajuçara, com a atividade conjunta “Educar para o Trânsito, Educar para a Vida”.

Serão instaladas tendas e participarão, além do Detran, técnicos do DER, Serviço Social dos Transportes (Sest-AL), Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte (Senat-AL), Sindicato dos Motociclistas e Associação dos Ciclistas, com orientações para o público e distribuição de panfletos sobre o uso do cinto e da cadeirinha.

Ainda no dia 25, o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) farão blitz de fiscalização e orientação na parte alta e na parte baixa da cidade.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯