18 Fevereiro 2018 - 12:20

Governo do Estado inaugura Cisp de Pão de Açúcar

Márcio Ferreira
Cisp é uma estratégia nova em Alagoas para garantir avanços nas políticas públicas de Segurança

O Governo de Alagoas entregou, na tarde deste sábado (17), em Pão de Açúcar, o 12° Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) no Estado. As instalações foram inauguradas pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior.

"O Cisp é uma estratégia nova em Alagoas para garantir avanços nas políticas públicas de Segurança. No momento em que todo o Brasil vive dificuldades no setor e que alguns Estados se transformaram em verdadeiros barris de pólvora, Alagoas segue na contramão da crise da Segurança Pública, fazendo investimentos com recursos próprios", destacou Renan Filho.

Ele informou que, até o final deste ano, Alagoas contará com 25 Cisps instalados. Dessa forma, cerca de um milhão de pessoas terão cobertura da nova estratégia de Segurança Pública implantada pelo Estado.

O 13° CISP está sendo construído em Mata Grande, no Sertão. Segundo Renan Filho, as unidades também passarão a contar com os serviços do Instituto de Identificação para emissão da carteira de identidade.

 Além das novas instalações, o governador fez, em Pão de Açúcar, a entrega de uma caminhonete à Polícia Civil (PC) e três à Polícia Militar (PM). Estas viaturas serão empregadas no Programa Força Tarefa de Segurança Pública, que reforça a ostensividade por meio da contratação de militares nas horas de folga.

"Antes do CISP, tínhamos aqui um efetivo geral de oito homens, agora são 20 e com perspectiva de aumentar ainda mais. O Centro Integrado facilita a comunicação e integra as polícias Civil e Militar, que ficam alojadas num único ambiente, moderno e confortável", comentou o comandante do CISP de Pão de Açúcar, tenente Ronald Medeiros.

A população de Pão de Açúcar também aprovou as novas instalações e o consequente reforço no policiamento da cidade. Na manhã atípica deste sábado, de temperatura amena e chuva em Pão de Açúcar, o trabalhador rural aposentado Antônio Leite Silva fez questão de sair de casa para prestigiar a inauguração do CISP.

"Eu tenho 73 anos de idade e nunca fui preso. Polícia não anda no meu rastro, porque o homem tem de ser limpo e direito. Agora, estou achando uma maravilha essa nova delegacia (CISP). Já era pra ter sido feita há uns dez anos atrás. Existem umas coisas erradas aqui em Pão de Açúcar que agora vão acabar com mais polícia trabalhando", afirmou Antônio.

Além de Pão de Açúcar, já possuem CISP os municípios de Boca da Mata, Murici, São José da Tapera, São José da Laje, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Viçosa, Junqueiro, São Luiz do Quitunde e Igaci.

Já o programa Força Tarefa está presente em 16 municípios alagoanos. Cada agente de segurança recrutado recebe uma diária de R$ 120. Com o incremento na Segurança Pública, o Força Tarefa concentra um investimento superior a R$ 1 milhão mensal, aumentando assim o efetivo nas ruas.

O secretário Lima Júnior destacou os investimentos em Segurança Pública feitos pelo Governo do Estado, todos com recursos próprios, que se traduzem em declínio dos índices de violência. "Tivemos um dos carnavais mais seguros da história de Alagoas com redução de 42% dos homicídios", ressaltou Lima Júnior.

Infraestrutura

O prefeito de Pão de Açúcar, Flávio Almeida, revelou que o Governo do Estado trabalha em conjunto com o município na consolidação de outros três projetos: a construção da rodoviária, do complexo nutricional (Casa da Sopa) e da revitalização da Rua da Frente, orla fluvial da cidade, cortada pelo Rio São Francisco.

"São projetos que, sozinho, o município não teria condições de executá-los, por isso presto aqui os meus agradecimentos ao governador Renan Filho pelo zelo e o carinho que tem por Pão de Açúcar", declarou o prefeito.

O governador revelou, ainda, que voltará a Pão de Açúcar no dia 3 de março, data da emancipação política do município, para anunciar a recuperação asfáltica do trecho que vai da entrada da cidade até o trevo de Olho D'Água das Flores, por meio do Programa Pró-Estrada, que já beneficia 65 municípios alagoanos.

"Faltam apenas três obras para fecharmos o Alto Sertão com obras de melhoria asfáltica e de construção de novas estradas. Vamos refazer o acesso à Palestina, recuperar o trecho de São José da Tapera a Olho D'Água do Casado e de Pão de Açúcar a Olho D'Água das Flores", citou Renan Filho.

Prestigiaram a solenidade os deputados estaduais Jairzinho Lira, Inácio Loyola e Antônio Albuquerque; os federais Ronaldo Lessa e Nivaldo Albuquerque; o secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social, Marcos Sérgio; do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rafael Brito; o presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública, Maurício César Brêda; o delegado-geral da PC/AL, delegado Paulo Cerqueira; do Corpo de Bombeiros, Adriano Amaral, dentre outras autoridades.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯