17 Novembro 2009 - 11:15

Piaçabuçu sofre mais uma vez com falta d'água

Paulo Cesar - aquiacontece

A população do município de Piaçabuçu, distante 135 km da capital alagoana, mais uma vez vive o drama da falta de água na cidade. O Serviço de fornecimento que é realizado pela Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento do Estado de Alagoas - Casal, é de péssima qualidade no município, quando além de não efetivar o tratamento necessário por falta de uma estação, a comunidade ainda chega a ficar dias com as torneiras servindo apenas como mera peça de decoração.

No início do ano de 2009 a comunidade denunciou a péssima qualidade da água, distribuindo inclusive com a imprensa alagoana, garrafas com amostras do líquido que estava chegando às torneiras de suas casas. A Casal, prometeu regularizar a situação e em relatório divulgado informou que apesar da cor da água, não havia riscos nenhum para a população, justificando inclusive que o volume de águas pluviais que haviam caído este ano foi a principal causa para o problema.

Em pleno século XXI seria inadmissível cenas como as que presenciamos no município ribeirinho, com mulheres que para suprir suas necessidades nos serviços domésticos e de higiene pessoal têm que carregar por alguns metros, “latas d’água na cabeça”. No sertão alagoano até constatamos a cena que se repete e insiste em desafiar os renováveis discursos políticos em épocas eleitorais, no entanto, o problema da falta de água em Piaçabuçu é algo que desafia a compreensão daqueles que querem entender o porquê de uma cidade às margens do Rio São Francisco viver com tanta deficiência no fornecimento do precioso líquido.
 

por Rafael Medeiros

Comentários comentar agora ❯

  • Nani Rodrgues E, como sempre, a população pobre é quem mais sofre com essas injustiças sociais. A população precisar fazer valer a sua voz! Se faz necessário denunciar, resistir e lutar acima de tudo!
  • Rafael Isso acontece a muito tempo e já não aguentamos mais... e ainda mais, há boatos que só vai voltar a funcionar normalmente o fornecimento sábado e tem até um carro pipa na porta da casal para fornecer água para os interiores do município. Peço que divulguem mais essa notícia, a população já não aguenta mais...
  • heloan deveria a prefetura criar sua propria empreza de abastecimento de água e só assim resolveria, faria como penedo que tem o saae