17 Novembro 2009 - 15:12

Alagoas realiza 1ª Conferência Estadual de Comunicação

Divulgação

Considerada um marco histórico para profissionais da área e sociedade civil em Alagoas, a 1ª Conferência Estadual de Comunicação (Conecom), que acontece nos dias 21 e 22 deste mês, já está com tudo pronto. O evento ocorrerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, tendo como tema principal A Democratização nos Meios de Comunicação.

Para o presidente da Corecom, secretário de Estado da Comunicação (Secom), Nelson Ferreira, a etapa alagoana deve se nortear no fato de que a comunicação é um bem vital à sociedade contemporânea, como são outras áreas: “Acredito que o grande objetivo de toda essa discussão em torno do tema é de que a comunicação deve ser entendida como um direito à população, tal qual é a saúde e a educação. O cidadão tem o direito a se informar e isso é fundamental na nossa sociedade”, destacou.

O secretário acrescenta ainda, que o evento é uma oportunidade para que os conferencistas se detenham na discussão sobre uma política de produção local no meios. “Isso seria muito bom pois é uma forma de valorizar mais a cultura de Alagoas, por exemplo, que nas maioria da vezes é tolhida pelas grandes redes”, completa o secretário.

Nacional - A Corecom é uma preparativo para a grande Conferência Nacional (Confecom) que será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, nos dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro deste ano.

O tema da Conferência Nacional - Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital- será debatido por delegados representantes da sociedade civil, eleitos nas Conferências Estaduais e por representantes do poder público.

A previsão é que 300 representantes participem da Conecom, com 23 delegados selecionados para participar da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).

“É um marco porque porporcionará aos profissionais e entidades de classe, governo e sociedade a consolidação de uma comunicação que todos sempre desejaram: democrática no que diz respeito a vários aspectos, entre eles a da concessão”, ressalta o jornalista Lutero Rodrigues, presidente da TV COM Maceió e um dos participantes da Comissão Organizadora da conferência.

“Antes da Constituição de 1988 a concessão estava centralizada nas mãos do presidente da República. Depois saiu do político para o econômico, a exemplo do processo de licitação que, basicamente, passou às mãos dos grandes grupos”, completa o jornalista.
Programação — A abertura do evento será feita pelo secretário Nelson Ferreira, às 9h do sábado (21) e logo após os trabalhos serão iniciados com o painel Meio Ambiente: Desenvolvimento Sustentável e Comunicação, que terá como palestrante Antônio Carlos Lago — IBAMA / Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP Nacional).

Entre os temas ainda estão a Inclusão Social, Diversidade Cultural, Religiosa, Étnico-Racial, de Gênero e Orientação Sexual tendo como palestrante Rosane Bertotti — CUTAdailson Calheiros Nacional. No fim da manhã do sábado haverá o painel Publicidade e Propaganda: Proteção a Seguimentos Vulneráveis com Roseli Goffman — do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Já no sábado à tarde, o tema de abertura é Sistemas Público, Estatal e Privado: Outorga, Responsabilidade Editorial tendo como facilitador José Carlos Torves da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), entre outros.

No domingo os trabalhos serão abertos com a Divisão dos Grupos de Discussão (GDs) dividos em seis grupos. GD1 com Divesidade Cultural, Religiosa,Étnica Racial, de Gênero e Orientação Sexual. O GD2 terá Publiciade e Propaganda: proteção aos segmentos vulneáveis. No GD3 o tema abordado será televisão, rádio, mídia impressa, cimena e vídeo. No GD4 o assunto é Convergência Tecnológica: telefonia e Internet. Já o GD5 aboradará Finaciamento,fomento e incentivo à produção independnete e regional. E finalizando, o GD6 abordará Órgãos Reguladores e Fiscalização dos meios de comunicação e eletrônicos de massa.

As inscrições para a conferência podem ser feitas pela Internet por meio do site conecomalagoas.blogspot.com. ou pelos telefones 9308-1357/ 9144-4664.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯