17 Junho 2019 - 09:46

Lagoa Manguaba amanhece forrada de peixes mortos no Litoral Sul de AL

Divulgação
Peixes amanheceram boiando em lagoa

Quem vive às margens da Lagoa Manguaba, entre os povoados de Broma e Massagueira se assustou neste domingo (16), depois que o lago amanheceu repleto de peixes mortos. Este é o segundo registro deste tipo de fenômeno só em 2019.

Moradores do Broma estavam recolhendo os peixes para consumir, desconsiderando o risco de ingerir a carne que pode ter sido contaminada.

De acordo com o coordenador de gerenciamento costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Alagoas, Ricardo César de Barros Oliveira, o ideal seria evitar a ingestão dos peixes antes da emissão de um laudo técnico. “Já solicitados que o laboratório encaminhe uma equipe técnica para recolher vestígios e realizar a coleta para sabermos o que causou a mortandade dos peixes”, explicou.

Ainda de acordo com o coordenador do IMA, as chuvas intensas em Pernambuco e Alagoas dos últmos dias atingem as cabeceiras dos rios Paraíba e Mundaú. “Essa água chega em grande volume e mais rápido que o normal, revolvendo a matéria orgânica no fundo dos mananciais e provocando uma queda no oxigênio e a liberação de gás sulfrídico”, disse ainda Ricardo César.

O laudo deve sair nos próximos dias. “Até o resultado, o ideal seria não ingerir os animais mortos da lagoa”, reiterou Ricardo.

por TNH1

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.