17 Junho 2017 - 11:03

Escola Comendador Peixoto realiza festa junina com homenagens em Penedo

Facebook
Evento foi realizado nesta sexta-feira (17)

Dança, música, comidas típicas e homenagens! Assim foi a festa junina da Escola Estadual Comendador Peixoto, realizada nesta sexta-feira (17) em Penedo. Neste ano, a unidade de ensino festejou o bicentenário da emancipação política de Alagoas.

Durante o evento, várias atrações culturais foram apresentadas pelos estudantes, entre elas coco de roda, chegança, fandango, pastoril, reisado, samba de matuto, quadrilha tradicional e estilizada.

Além das apresentações, o concurso de forró, escolha do casal caipira e sorteio de balaio fizeram a alegria dos presentes durante o evento, que ainda contou com uma recheada barraca de comidas típicas.

O ponto alto do evento foi a homenagem aos patronos das barracas da festa junina. Hermeto Pascoal, Jorge de Lima, Graciliano Ramos, Lêdo Ivo, Linda Mascarenhas e Nise de Silveira foram alguns dos homenageados.

O mestre Cesário Procopio dos Mártyres, escultor que deu forma a imagem do dono da maior festa popular e religiosa do Baixo São Francisco, o Bom Jesus dos Navegantes, também foi um dos condecorados.

A radialista e neta do homenageado, Martha Mártyres, prestigiou o evento e recebeu as homenagens feitas ao santeiro. Em seu perfil na rede social, Martha comentou sobre a singela lembrança dos estudantes.

“Estive hoje no Colégio Estadual para prestigiar os alunos que escolheram homenagear meu avô, Cesário Procopio dos Mártyres nesse evento que destacou grandes personagens da cultura de Alagoas nesses 200 anos de Emancipação Política. Parabéns aos estudantes e professores. É sempre muito gratificante saber que meu avô e meu pai, José Vecio dos Mártyres deixaram um legado importante para Penedo e Alagoas e que continua presente em nossa história! Obrigada!!” disse a radialista.

Os 200 anos de Alagoas é tema de trabalhos estudantis em diversas escolas públicas no Estado. Alunos de todas as idades estão se aprofundando na cultura, culinária, grandes nomes e curiosidades de cidades alagoanas e desenvolvendo trabalhos de pesquisa, leitura e gincanas nos colégios.

Clique AQUI e confira as fotos do evento
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯