16 Dezembro 2009 - 20:28

Hemoal reforça ações para garantir estoque

Com a proximidade dos feriados de Natal e Réveillon, a direção dos hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) voltam a se deparar com uma situação crítica: a baixa no estoque de sangue. Durante este período natalino, a demanda de transfusões triplica, principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE) e na Unidade de Emergência Daniel Houly (UE).

Segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, até às 7h desta quarta-feira (16) o estoque de sangue do Hemoal possuía apenas com 239 bolsas, quando seriam necessárias, no mínimo 300 bolsas. “Esse percentual mínimo não é suficiente para suprir a demanda do feriado natalino”, afirma a diretora do órgão, alertando a população sobre a importância da doação de sangue para suprir a demanda do hemocentro.

“Na maioria dos atendimentos referentes a pacientes vítimas de acidente de trânsito e feridos por meio de arma branca e de fogo, a transfusão de sangue é algo fundamental. Sem o sangue, não há transfusão, e sem este procedimento, o risco morte é grande”, disse a diretora, informando que para melhorar o estoque de sangue do Hemoal, a Unidade Móvel estará na Praça Lucena Maranhão (bairro Bebedouro) na sexta-feira (18), realizando coleta externa das 8h às 17h.

A iniciativa faz parte da programação do Hemoal que percorre os bairros estratégicos para captação de voluntários para doação de sangue. Os principais requisitos para doação de sangue são: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado e portar um documento de identificação com foto.

O candidato também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres. O Hemoal fica localizado na Rua Jorge de Lima, no bairro do Trapiche, em Maceió. O Hemoar fica situado na Rua Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca.
 

por Ascom Sesau

Comentários comentar agora ❯