Skip to content

Detran e Sesau discutem Plano de Segurança para Motociclistas

  • Home
  • Alagoas
  • Detran e Sesau discutem Plano de Segurança para Motociclistas

Detran e Sesau discutem Plano de Segurança para Motociclistas

Com a meta de reduzir o número de acidentes de trânsito com motociclistas em Alagoas e promover a mudança de comportamento, o Plano de Segurança Viária para Motociclista (PSVM), coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), está alcançando resultados positivos.

Nesta segunda-feira (16), o presidente da autarquia, Antonio Carlos Gouveia, recebeu em seu gabinete o gestor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Christian Teixeira, e representantes de entidades que integram o projeto, para fazer uma avaliação do plano.

Durante a reunião, os técnicos da chefia de segurança do Detran/AL responsáveis pela construção do projeto que foi lançado no mês de maio de 2016 fizeram uma análise e discutiram os próximos passos que serão realizados para ampliação do PSVM. Os principais indicadores de segurança viária que a equipe utiliza para estudo são o índice de vítimas atendidas pela Unidade de Emergência do Agreste, o fator cultural que analisa como a população se comporta e quais são as condutas de risco que fazem com que os acidentes aconteçam com maior frequência.

“O PSVM tem um diferencial muito grande que é a construção de ações de educação, engenharia de tráfego e fiscalização de forma integrada. Nós escolhemos Arapiraca para ser a cidade piloto para a implantação do plano, devido ao alto índice de acidentes com a categoria e a partir do trabalho que estamos fazendo durante esse tempo lá, já conseguimos realizar trabalhos essenciais para a diminuição de acidentes”, destacou o chefe de segurança no trânsito, Antônio Monteiro.

O diretor-presidente do Detran/AL, Antonio Gouveia, ressaltou a importância da integração entre os órgãos para coibir que os acidentes ocorram e salientou a satisfação de discutir com o secretário Christian Teixeira as soluções para combater este problema em Alagoas.

“É de competência nossa, dos gestores, encontrar soluções para que o cidadão esteja seguro no trânsito. O Detran e a Secretaria de Saúde nessa união irão intensificar o plano para que ele alcance o maior número de pessoas e mais vidas sejam preservadas”.

Na ocasião, Christian Teixeira parabenizou o trabalho desenvolvido pela autarquia a partir do plano e enfatizou que a Sesau irá colaborar para a melhor atuação do projeto com a cooperação em campanhas educativas e elaboração de ações que causem a mudança de comportamento no trânsito.

A reunião contou com a presença de técnicos do Detran/AL, representantes do Hospital Geral do Estado (HGE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também