16 Outubro 2009 - 20:06

Presidente da Funasa fala do PAC para prefeitos

AMA
Mesa composta para reunião na AMA

O presidente da Funasa, Danilo Fortes quer a Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – como parceira na elaboração de projetos . Durante a visita do presidente à instituição, nesta sexta-feira, os prefeitos conheceram o funcionamento da Fundação, as obras do PAC e os recursos existentes para ampliação de recursos para o abastecimento de água, melhoria em moradias para a erradicação da doença de chagas e esgotamento sanitário.

Para a Funasa, os municípios com maiores indicadores em mortalidade infantil são a prioridade do Governo Federal , mas, para os prefeitos esse interesse não se traduz em liberação de recursos. “Crescemos em alguns aspectos, mas não avançamos no repasse dos recursos para fazer frente às políticas públicas", disse o presidente da AMA,Luciano Barbosa . Ele destacou ainda a iniciativa da Funasa em colocar recursos na Associação, para dar andamento aos projetos dos municípios. “É dessa forma que a gente pode sair de uma situação constrangedora, que é estar do lado de um senador da bancada federal e dizer assim: `Eu coloquei dinheiro para vocês, a gente vê o dinheiro e, no entanto, não temos condições materiais de operacionalizar integralmente as ações, para fazer a instituição Prefeitura funcionar com a aplicação do dinheiro e depois ter a capacidade de saber prestar contas", declarou o presidente da AMA.

No encontro, Renan Calheiros disse que Alagoas não tem condições de investir com seus próprios recursos em projetos. Ao mesmo tempo em que falava das dificuldades, o senador enfatizou que nunca se teve tanto acesso aos recursos federais.

Renan disse que o alvo prioritário das obras serão os municípios com menos de 50 mil habitantes, que são justamente os que mais apresentam dificuldades para receber as verbas.

Também participaram da reunião, os deputados federais Givaldo Carimbão, Joaquim Beltrão, deputado estadual João Beltrão e toda a equipe técnica da Funasa em Alagoas.
 

por AMA

Comentários comentar agora ❯