16 Setembro 2018 - 08:21

Escolas da rede pública aplicam provas para concurso de redações da Esmal

Rebecca Bastos
Autores das melhores redações serão premiados

Para as doze escolas da rede pública contempladas pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), o ano de 2018 tem sido uma oportunidade para trabalhar com os alunos o conceito de fraternidade, ensinando a importância do respeito para o desenvolvimento de uma boa convivência em sociedade.

Durante cinco dias, os estudantes dessas instituições participaram do concurso de redações promovido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), uma forma de fomentar uma reflexão mais profunda sobre os temas das palestras e atividades já realizadas pelo PCJE. O certame foi promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Seguindo o calendário proposto, o diretor adjunto da Escola Estadual Edmilson Pontes, Ivanilson Santana da Silva, coordenou a aplicação das provas de redação para os alunos, que foram selecionados com base no desempenho acadêmico e participação em projetos. Para ele, essa parceria é importante e ajuda a combater diferentes formas de criminalidade e violência presentes no cotidiano dos estudantes.

“Uma iniciativa como essa, principalmente vinda do Poder Judiciário, faz total diferença na vida dos adolescentes que vivem em uma situação de vulnerabilidade social. Esses trabalhos despertam um lado muito bom nos alunos, mostrando que eles são importantes”, afirmou.

De acordo com servidora do PCJE, Ana Valéria Moura Pitta, a intenção da equipe é sempre levar para os jovens muita informação, contribuindo para que eles se tornem cidadãos conscientes. “O nosso trabalho complementa o que já é realizado dentro da sala de aula, é um esforço em conjunto. Não queremos que seja apenas uma simples atividade extracurricular, nosso objetivo é proporcionar ambientes para debates, esclarecer as dúvidas dos alunos e levar um conteúdo de qualidade”, explicou.

Concurso e premiação

Participam da sexta edição da competição seis turmas do 9° ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal, e seis turmas do 1° ano do Ensino Médio da rede estadual.

Os alunos devem produzir textos dissertativos sobre o tema “Educando para um mundo mais fraterno”, tendo como referência as palestras ministradas no decorrer do ano, quando foram discutidos assuntos relacionados ao combate à violência doméstica, problemas causados pelo bullying, preservação do meio ambiente, os malefícios dos entorpecentes, entre outros.

“Para finalizar o ano letivo, fazemos o concurso para ter um retorno, saber o que os alunos aprenderam. Promovendo esse concurso e reconhecendo o trabalho deles, também incentivamos a leitura e a escrita”, explicou Luzia Rodrigues, servidora do PCJE.

A premiação do concurso de redações será realizada no dia 26 de outubro, às 9 horas, no auditório da Esmal. Na solenidade, os três primeiros classificados de cada escola ganharão mochilas e kits escolares.
 

por Ascom - TJ/AL

Comentários comentar agora ❯