16 Março 2018 - 14:53

HGE vai contar com UCI Pediátrica a partir da próxima segunda (19)

Carla Cleto
Hospital Geral do Estado receberá na segunda-feira (19) a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Pediátricos

A saúde pública estadual vai contar, a partir da próxima semana, com mais um serviço para as crianças alagoanas. Na segunda-feira (19), às 14h, será inaugurada a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Pediátricos do Hospital Geral do Estado (HGE). A solenidade contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira.

A UCI será dedicada ao cuidado de crianças com estado de saúde crítico ou que apresentem potencial de risco, necessitando de uma vigilância contínua e intensiva. “É um serviço polivalente, que recebe doentes das várias especialidades. Na prática, ela será uma unidade intermediária, pois abrigará crianças que não estão tão graves para estar na UTI, mas, também não estão fora de risco para ocupar um leito de enfermaria. Assim, mais leitos estarão disponíveis na UTI e enfermaria”, explicou a gerente do HGE, Marta Mesquita.

Segundo a gestora, a unidade foi cuidadosamente planejada, com o objetivo de agilizar e melhorar a qualidade do atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, equipes médicas altamente capacitadas passarão a reforçar o atendimento de Média e Alta Complexidade no maior hospital público do Estado.

O espaço recebeu pintura e higienização; conta com banheiro, expurgo e posto de enfermagem. Doze técnicos de enfermagem, seis enfermeiros, oito médicos, dois fisioterapeutas e um fonoaudiólogo farão o atendimento às crianças. A área contará com todos os equipamentos necessários para o funcionamento de uma UCI, seguindo os protocolos da Portaria nº 895 do Ministério da Saúde (MS), expedida em 31 de março de 2017.

“A implantação da UCI Pediátrica no HGE reforça, ainda mais, o nosso compromisso em trazer melhorias para o maior hospital público do Estado e, consequentemente, disponibilizar serviços de melhor qualidade à sociedade alagoana. A nova unidade fortalecerá a área pediátrica, a qual temos tido um olhar todo especial, pois sabemos a importância de se investir na assistência exclusiva às crianças. Seguimos trabalhando diariamente para que a saúde pública em Alagoas avance em todas as áreas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯