16 Março 2010 - 08:42

Município do Litoral Sul desenvolve programa para combater analfabetismo de adultos

Ascom

Uma parceria firmada entre a prefeitura de Feliz Deserto e a Petrobras, está contribuindo para a redução do índice de analfabetismo entre os habitantes da comunidade local. Disseminando aprendizado entre os adultos analfabetos do município, o programa MOVA-Brasil atende, inicialmente, 150 beneficiários.

Segundo a coordenadora do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), no município, e que presta acompanhamento ao MOVA-Brasil, Maria de Fátima Santos Lobo, as aulas deste programa foram iniciadas no dia 8 de fevereiro, atendendo cinco turmas (quatro na zona urbana – centro da cidade – e uma na zona rural – povoado Pontes) compostas por 30 alunos acima da maioridade que não tiveram oportunidades de estudar durante a juventude. Com a chance de aprender a ler e escrever, os beneficiados pretendem compensar o tempo perdido comparecendo às salas de aula, todas as noites, de segunda a sexta-feira.

Idealizado pela Petrobras, através da mobilização do prefeito Maykon Beltrão e da secretária municipal de Educação e Cultura, Jully Beltrão, o MOVA-Brasil está contribuindo para a educação dos adultos. “Nós buscamos esse programa, pois temos a necessidade de diminuir o índice de analfabetismo que existe no nosso município. Como isso, pretendemos elevar o nível educacional de nossa comunidade a partir do aprendizado de pessoas com mais idade, servindo como um incentivo aos mais jovens freqüentarem a escola, o que resultará num grande leque de vantagens a toda população”, ressalta o prefeito.
“Para o bom andamento do programa, nossa parceria funciona da seguinte forma: a Petrobras arca com os custos financeiros, enquanto a prefeitura disponibiliza estrutura física, merenda, transporte e logística. Com o empenho de ambas, podemos garantir ensino de qualidade, o que atrai os adultos que vêm de jornadas diárias de trabalho, à sala de aula”, destacou a secretária Jully Beltrão.

Estudante do programa, a dona de casa Maria Cícera Santos, de 55 anos, disse que assim que soube da oportunidade de aprender a ler e escrever, partiu em busca da realização do sonho. “Desde um constrangimento pelo qual passei, quando não pude ser testemunha de um casamento, em um fórum lotado, por não saber assinar o meu nome, decidi que, assim que pudesse, começaria a estudar. Chegou a minha chance e, a partir de agora, por essa vergonha não passo mais”, enfatizou a dona de casa, que recebeu ainda o incentivo de uma de suas filhas, Fernanda Davi dos Santos, de 29 anos, professora do programa.

Índice de Analfabetismo

De acordo Maria de Fátima Lobo, da coordenadoria do programa de alfabetização de adultos, atualmente, Feliz Deserto tem um índice de analfabetismo em torno de 45% da população de 5 mil habitantes. Com as ações complementares relacionadas ao MOVA-Brasil e ao EJA, em paralelo com o sistema educacional público local, a Secretaria de Educação pretende diminuir tal índice, ampliando, consequentemente, os anseios por melhorias futuras por parte da população local.

“Nós ofertamos condições de ensino favoráveis para que as pessoas, que até então não tiveram oportunidades, consigam sair da cegueira ocasionada pelo analfabetismo”, finalizou o prefeito.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯