Skip to content

Ceraqua São Francisco é inaugurado em Porto Real do Colégio

  • Home
  • Alagoas
  • Ceraqua São Francisco é inaugurado em Porto Real do Colégio

Ceraqua São Francisco é inaugurado em Porto Real do Colégio

O município de Porto Real do Colégio recebeu na manhã desta terça-feira, 16 de março, o Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do São Francisco (Ceraqua/SF). A implantação foi realizada graças ao empenho do Governo Federal, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e o Governo do Estado de Alagoas.

A cerimônia de inauguração será realizada no Ceraqua, que fica situada próximo ao Distrito de Irrigação do Perímetro de Itiúba (Dipi), no município de Porto Real do Colégio, e deve contar também com as presenças de senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores da região do Baixo São Francisco de Alagoas e Sergipe, pescadores, piscicultores, produtores rurais, empresários, entre outros.

A cerimônia de inauguração contará também com as presenças dos ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, além do presidente da Codevasf Orlando Cezar da Costa Castro, do governador do Estado Teotonio Vilela Filho, do diretor presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Antonio Arraes Pereira, e da reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Ana Dayse Doria.

De acordo com as informações da assessoria de comunicação da 5ª Superintendência Regional da CODEVASF, sediada em Penedo, esta será a primeira unidade de referência em aquicultura e recursos pesqueiros do Brasil implantada pelo Governo Federal e integra as ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O próximo centro de referência está sendo implantado na bacia do Rio Parnaíba, na área de atuação da Codevasf no Estado do Piauí, Ceraqua Parnaíba.

O Ceraqua São Francisco funcionará no município de Porto Real do Colégio (AL) a partir da antiga estrutura da Estação de Piscicultura de Itiúba (EPI) da 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Segundo Eduardo Motta, coordenador do projeto de implantação do Ceraqua, o centro irá inovar em sua administração a partir da gestão compartilhada do centro entre a Codevasf, MPA, Embrapa, UFAL e Governo do Estado de Alagoas. “Será um marco para a administração pública reunir diversos órgãos governamentais na gestão de um centro tecnológico”, declarou Motta.

A gestão compartilhada será oficializada durante a cerimônia de inauguração do Ceraqua nesta terça-feira (16) com a assinatura de um acordo técnico e operacional entre as instituições parceiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também