15 Setembro 2009 - 08:14

Arapiraca é ouro em Olimpíada de Informática

Vytor Mateus, da Escola Alternativa, vencedor por Arapiraca

A secretária de Governo de Arapiraca, Rita Nunes, representou o prefeito Luciano Barbosa, na entrega de um notebook ao aluno Vytor Mateus Azevedo Martins, medalha de ouro, por Alagoas, na Olimpíada Brasileira de Informática. A homenagem feita ao aluno, aconteceu nesta segunda-feira (14), na Escola Alternativa e contou com a presença dos pais de Vytor, colegas de turma, direção da escola e representantes da prefeitura de Arapiraca.

As provas das Olimpíadas aconteceram simultaneamente em escolas de todo o país no mês de julho. Ao todo 17.500 jovens participaram da disputa. A seleção final contou com representantes de todos os Estados brasileiros. Em Alagoas, Vytor foi o único selecionado na categoria nível 1, que é composto por alunos do 5º ao 9º do ensino fundamental .

Os aprovados receberam como prêmio um curso de programação na Unicamp/SP, passagem e hospedagem pagos pela Universidade de Campinas. Durante uma semana os alunos também passaram por avaliações e Vytor Mateus ficou em 18º lugar na colocação Nacional e obteve medalha de ouro para Alagoas, entre os Estados nordestinos.

Segundo a diretora da Escola Alternativa, Antônia Barbosa P. dos Santos, o maior desafio enfrentado por Vytor foi ter viajado sem acompanhante, pois este foi um dos pré-requisitos para avaliação dos competidores. “ Vytor foi o competidor mais jovem da Olímpiada. Com apenas 11 anos de idade ele soube enfrentar situações novas de convivência em grupo, estudo dirigido e a pressão psicológica de uma competição em nível nacional”.

 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯