15 Agosto 2009 - 16:22

Assembléia realiza sessão pública nesta segunda

Nesta segunda-feira, dia 17 de agosto, às 15h, será realizada Sessão Pública sobre a Iª Conferência Nacional de Comunicação e a etapa estadual, na Assembléia Legislativa de Alagoas, reunindo representantes da Comissão Alagoana Pró-Conferência (CPC-AL), dos empresários, Governo do Estado, Poder Legislativo, movimentos sociais, estudantes de jornalismo e todo o povo alagoano. A sessão foi proposta pelo deputado Judson Cabral (PT), atendendo solicitação da CPC-AL.

O objetivo da audiência é fazer com que a sociedade e os poderes públicos tenham maior conhecimento sobre a I Conferência Nacional de Comunicação que acontece nos dias 1, 2 e 3 de dezembro e de todos os processos que a antecedem, inclusive da Conferência Estadual que já foi convocada pelo governo do Estado para os dias 18, 19 e 20 de outubro.

A Confecom vem atender a uma reivindicação histórica das entidades que lutam pela democratização da comunicação no Brasil. Representa também um momento de fortalecimento da unidade das organizações sociais, no sentido de ampliar a presença de movimentos populares na construção de propostas que expressem a comunicação que a sociedade quer que seja praticada no País.

Com o tema "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”, a Conferência tem como tarefa fazer uma análise geral da realidade da comunicação no Brasil, e a partir daí, produzir novas políticas públicas, reformular o marco regulatório e mostrar um novo marco filosófico da comunicação no país, privilegiando a informação como um direito.

A Conferência terá caráter amplo e democrático, abrangendo representações do governo, da sociedade civil e de empresários. Estarão em discussão temas como, liberdade de expressão, inclusão social, diversidade cultural e religiosa, as questões de gênero, a convergência tecnológica e a regionalização da produção, entre outros.

A Comissão Alagoana é uma organização que agrega mais de 25 entidades entre sindicatos, movimentos sociais e associações. O movimento existe desde o início do ano, mas a instalação oficial se deu no dia 28 de março, durante a realização do I Seminário Pró-Conferência. Desde então, a comissão foi responsável pela realização de mais três seminários no interior do Estado e tem promovido articulação com governo do Estado, Prefeitura de Maceió e de outros municípios, para agilizar o processo de organização das etapas regionais e estadual da Confecom.
 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯