Skip to content

Inaugurada a sede própria da Vara do Trabalho do município de Coruripe

  • Home
  • Alagoas
  • Inaugurada a sede própria da Vara do Trabalho do município de Coruripe

Inaugurada a sede própria da Vara do Trabalho do município de Coruripe

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) realizou, na manhã da última quarta-feira (12.6), a cerimônia de inauguração das novas instalações da Vara do Trabalho de Coruripe, localizada na Rua Engenheiro Guttemberg Breda Neto, nº 3620, bairro Alto do Cruzeiro. A nova sede substitui um imóvel alugado utilizado desde 2012, quando a VT foi instalada na cidade.

A presidente do TRT/AL, desembargadora Anne Inojosa, lembrou que a oferta de um espaço mais adequado e confortável para magistrados, servidores e jurisdicionados se constitui em um avanço para a efetivação da prestação jurisdicional pela Justiça do Trabalho. Em seu discurso, ela esclareceu que as obras foram iniciadas em julho de 2014 ainda na gestão do desembargador Severino Rodrigues dos Santos e, por problemas alheios à administração do TRT/AL, foram paralisadas em maio de 2015 e novamente retomadas em novembro de 2018, na administração do desembargador Pedro Inácio, após a realização de nova licitação.

“A luta para estarmos hoje, aqui, inaugurando a sede própria da Vara do Trabalho de Coruripe foi longa e árdua. Aqueles que a vivenciaram o sabem e até bem mais do que eu. Os obstáculos e desafios que se apresentaram foram superados e, ao final, a inauguramos hoje”, afirmou. a desembargadora fez agradecimentos à Prefeitura de Coruripe pela doação do terreno e a todos os colegas desembargadores, servidores e funcionários terceirizados que atuaram na gestão, planejamento e execução da obra.

O desembargador Pedro Inácio da Silva também fez uso da palavra para dizer da satisfação em entregar um serviço público de prestação jurisdicional à população de Coruripe. “Essa inauguração é resultado de um trabalho de equipe que contou com a participação de desembargadores, juízes da Vara e servidores, atuando desde a obtenção de apoio da bancada, passando pelas questões burocráticas que envolvem licitação e contratação da obra, e sua execução”, afirmou.

O prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão, afirmou que ainda quando deputado federal, acompanhou o processo de instalação na VT, ocorrido em 2012. “Nosso município é grato por ter a Vara do Trabalho aqui, por sua importância e por facilitar a vida da população, que antes tinha que ir até Penedo para resolver questões trabalhistas”, disse.

O juiz titular da VT, Sérgio Roberto Queiroz, fez um breve histórico dos últimos sete anos de atuação da Justiça do Trabalho em Coruripe, lembrando que foram muito percalços enfrentados, mas superados com comprometimento de todas as gestões do Tribunal e de servidores e magistrados que nela atuaram. “Essa inauguração é simbólica por consolidar a presença da Justiça do Trabalho no litoral Sul do Estado. A sede é nova, mas a nossa responsabilidade e dedicação em fazer sempre o melhor não mudarão”, afirmou.

O vice-presidente da seccional alagoana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), advogado Vagner Paes, lembrou que a presença da Justiça do Trabalho é sempre um conquista para a sociedade, por representar a efetividade dos direitos sociais. “Ficamos felizes por nessa nova sede ter sido reservado espaço para a Sala do Advogado, que será devidamente equipada com apoio de nossa Caixa de Assistência”, observou.

Também presentes à solenidade os desembargadores Marcelo Vieira, vice-presidente e Corregedor Regional; e Vanda Lustosa; o juiz do Trabalho Carlos Arthur Macedo de Figueiredo, representando a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região; a vice-prefeita de Coruripe, Dalva Edith; a procuradora-geral do município, Carla Beltrão; o secretário-geral da Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas, Geraldo Carvalho; o presidente da Previdência Coruripe, Luiz Faustino; a secretária de Assistência Social e da Mulher, Verônica Rocha; o diretor geral do Ifal Coruripe, José Roberto Alves Araújo; o gerente-geral da Caixa Econômica de Coruripe, Arley Farias e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Coruripe, Roberto Santos Silva.

Eletrônica – A Unidade Trabalhista de Coruripe foi instalada em 14 de dezembro de 2012 e já entrou em funcionamento de forma totalmente virtual, sendo também a primeira Vara da 19ª Região a operar 100% com processos eletrônicos. A VT vinha funcionando em um prédio alugado na Rua Lindolfo Simões, nº 329, Centro. A nova sede foi construída em um terreno de 2002 m² doado pela Prefeitura de Coruripe.

As obras que tiveram o custo total de R$ 1,5 milhão. Com a sede própria, o TRT/AL economizará anualmente o valor de R$ 45.600,00, que vinha sendo destinado para pagamento do aluguel do edifício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também